Encontros diocesanos da catequese

No passado dia 22 de junho, integrado nas celebrações do Corpo de Deus, realizou-se a “Festa da Eucaristia, Vamos Cear com Jesus”, dedicada às crianças do 3.º ano.

O Serviço Diocesano de Catequese (SDC) de Leiria-Fátima dinamiza, desde março de 2011, encontros, de âmbito diocesano, através dos quais, reúne grupos de diferentes anos, que vivenciam uma atividade temática relacionada com os conteúdos abordados na catequese. O primeiro encontro foi o “ENDIAD – Coração que vê” – Encontro diocesano de adolescentes, que reuniu, a 12 de março de 2011, na Batalha, cerca de 1500 adolescentes do 7.º, 8.º, 9.º e 10.º anos.

Para o ano, está já prevista a realização de um encontro para os adolescentes, agendado para maio, no âmbito da Festa da Família. Com uma forte componente lúdica e formativa, estes encontros já receberam milhares de crianças e adolescentes.

 

“Uma forma engraçada de dar catequese”

 

As atividades são preparadas pelo padre José Henrique, diretor do Departamento de Educação Cristã, em conjunto com uma equipa de catequistas que se oferece para ajudar. A ligação com o Secretariado da Catequese é feita, mas porque está mais voltada para a dimensão da formação, para não a sobrecarregar, aquele responsável procura outros voluntários que colaborarem com ele na coordenação dos encontros diocesanos da catequese. Na organização, colaboraram ainda instituições e movimentos das paróquias onde se realizam os encontros. Referindo-se concretamente ao ENDIBA – Encontro Diocesano das Bem-Aventuranças, o padre José Henrique diz que “a ideia é realizar o encontro um ano em cada vigararia, para que diferentes comunidades se envolvam e se apercebam que também poderão fazer o mesmo na sua vigararia”, justifica o responsável.

“Festa da Eucaristia. Vamos cear com Jesus!”

No passado dia 22 de junho, integrado na festa do Corpo e Sangue de Cristo, realizou-se um encontro dedicado às crianças do 3.º ano da catequese. Marcaram presença cerca de 250 crianças que, num ambiente festivo, celebraram e aprofundaram o mistério da Eucaristia, integrados, com as suas famílias, na celebração diocesana do Corpo de Deus. Durante a manhã, percorreram a zona ribeirinha da cidade de Leiria, visitando os dez postos, onde catequistas, que ajudavam à organização, lhes propunham diferentes dinâmicas, através das quais descobriram as dimensões essenciais da Ceia de Jesus com os apóstolos.

Resguardados da chuva que começava a cair, almoçaram no jardim da cidade, antes de regressarem à aventura que lhes era proposta.

A atividade culminou com a celebração da Eucaristia, às 16h00, presidida por D. António Marto, realizada na Sé. Para que as crianças pudessem participar de uma forma mais ativa na celebração, foi-lhes reservado o espaço à frente do altar. A presença dos mais novos recebeu os elogios do Bispo, que se referiu à forma exemplar com que viveram toda a celebração.

Primeiro encontro para o 3.º ano

A “Festa da Eucaristia, Vamos Cear com Jesus” foi a primeira atividade que o SDC organizou especificamente para o 3.º ano da catequese. A ideia surgiu o ano passado, depois da atividade da “Pegada da Fé”, inserida na Festa da Fé. “Na altura, pensamos na possibilidade de ter uma atividade para as crianças do 3.º ano no dia do Corpo de Deus, por estar relacionada com a temática desse ano e por ser o ano em que estas crianças fazem a Primeira Comunhão”, refere o padre José Henrique. Das cerca de três centenas de crianças inscritas, participaram aproximadamente 250. “Eventualmente terá sido por causa das condições atmosféricas adversas. Tivemos um bocadinho de má sorte com o tempo”, justifica o responsável pela catequese ao nível diocesano.

Uma boa divulgação, traduz-se numa boa participação

As atividades propostas pelo SDC não dependem das condições atmosféricas, mas de uma boa divulgação.

A atividade realizada no passado dia 22 de junho, a exemplo das restantes organizadas pelo SDC, foi divulgada pela internet, através da página daquele serviço diocesano, onde são disponibilizadas informações atualizadas, materiais de preparação e a ficha de inscrição na atividade, para que os grupos se possam preparar devidamente. “Trouxemos uma cruz feita por nós, onde está inscrita a data em que as crianças fizeram a Primeira Comunhão”, refere uma catequista da paróquia de Amor. “Os materiais acabam por decorar, no ano seguinte, a nossa sala e, de alguma forma, ajudam-nos a recordar a atividade em que participámos”, conclui.

Catequistas e famílias.

Para além dos catequistas, muitas das crianças fizeram-se acompanhar pelos pais. Luís Salgado conta que foi a participação na atividade da “Pegada da Fé”, em 2013, com o filho – que estava na altura no 3.º ano –, que o fez voltar a marcar presença nestes encontros. Desta vez, colaborou na organização do encontro enquanto acompanhou, como catequista, o grupo da Gândara dos Olivais. Acerca das atividades dinamizadas pela catequese diocesana, Luís Salgado diz que “é uma forma engraçada de dar catequese onde se explicam as coisas, a brincar”.

De uma forma lúdica, a catequese na Diocese ganha assim, um novo impulso com as atividades dinamizadas pelo SDC. Desde o primeiro encontro, em 2011, cerca de 7.500 crianças e adolescentes já participaram nestas dinâmicas, algumas das quais, repetentes, que quiseram reviver a experiência. “Para o ano, está previsto um encontro diocesano de adolescentes, para o 7.º, 8.º, 9.º e 10.º anos que, em princípio, pelo que está a ser orientado, será no dia 17 de maio de 2015, integrado na Festa da Família”, adianta o padre José Henrique. Até lá, vale a pena visitar a página da internet da catequese diocesana e recordar os cinco encontros já realizados.

 

 

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.