O Secretariado de Leiria-Fátima do Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC) realizou, no passado dia 24 de janeiro, no Seminário Diocesano, o último Encontro de 4.º Dia para os participantes no último Cursilho de Homens e de Senhoras.
Com o lema “O quê e o porquê dos Cursilhos”, o padre Alcides Neves realçou na sua meditação a semente de evangelização que S. Paulo, patrono do MCC, deixou como exemplo a seguirmos para penetrarmos nos ambientes do mundo. Depois, o reitor do Cursilho de Homens contou resumidamente a história do Movimento, desde a sua fundação em Palma de Maiorca, e o seu desenvolvimento em Portugal e na Diocese.
A partilha durante os trabalhos dos 4 Encontros foi bastante frutuosa espiritualmente e para o conhecimento do carisma fundacional, através dos “rolhos” (palestras) sobre a “mentalidade, essência, finalidade e método” e das meditações evangélicas em cada um dos encontros.
O “cursilho de cristandade” é uma experiência de contacto com o anúncio cristão fundamental e sua vivência, com a duração de três dias. Permite a descoberta do dom de Cristo e o estabelecimento de uma relação pessoal com Ele na vida de cada dia e na comunidade cristã.