Encontro Vicarial na Batalha – “É fundamental ajudar os noivos”

Decorreu no passado dia 7 de fevereiro, no Centro Paroquial da Batalha, mais um encontro vicarial subordinado ao tema “Amor conjugal, dom e vocação”, que contou com a presença de D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, e de cerca de três centenas de pessoas das paróquias que compõem a vigararia da Batalha.

O vigário da vara, padre Sérgio Fernandes, após as boas vindas e o resumo do trabalho preparatório para esta iniciativa, lembrou que o encontro servia para “redescobrir a graça do matrimónio e a beleza e a riqueza de vivermos em família”, procurando vias de “aperfeiçoar o amor dos cônjuges e fortalecer a sua unidade”, na consciência de que “é fundamental ajudar os noivos e os jovens a descobrirem esta vocação de fé, para que possam escolher livre e conscientemente a sua celebração sacramental”.

Depois de um pequeno documentário sobre um casal que se dedicou aos outros no âmbito familiar, permanecendo em África em missão durante oito anos, fez-se uma leitura bíblica e foi a vez do Bispo diocesano partilhar a sua reflexão sobre o tema da família. D. António Marto desenvolveu alguns pontos do documentário e do texto bíblico, frisando que “a família é um grande tesouro dos esposos” e que é também “um suporte e o motor da vida e do mundo”. Nesse sentido, há que saber cultivar por todos os meios o amor que a une, “como o óleo que lubrifica e que é o segredo para que este motor não deixe de funcionar”, referiu.

O espaço seguinte foi dedicado à pastoral familiar, com o casal Dina e Adelino Pereira a explicar o funcionamento deste departamento diocesano, tendo o seu diretor, padre José Augusto Rodrigues, questionado alguns factos sobre o que se deve refletir, nomeadamente, “quem são os namorados de hoje”, ou “o que significa hoje namorar”.

Depois de salientar que os jovens noivos de hoje, muitas vezes, apresentam “sinais de fé pouco madura ou adulta”, o sacerdote disse que “sem fé não há sacramento”, finalizando a sua reflexão com um desafio à vigararia da Batalha para que “constitua uma equipa de pastoral pré-matrimonial”.

O testemunho de casal, que tem sido um dos momentos destes encontros, foi apresentado por Célia e Carlos, que vieram da paróquia do Reguengo do Fetal. “Somos casados há 18 anos, depois de um namoro de quatro anos, e temos dois filhos”, assim começaram o seu testemunho. Partilhando alguns momentos especiais da sua vida em casal, sublinharam a importância de estarem inseridos no movimento Equipas de Nossa Senhora para uma consciência mais clara da sua vocação cristã. E também o facto de terem crescido no seio de famílias católicas praticantes contribuiu para que “desde cedo participássemos em diversas atividades e movimentos da comunidade, como leitores e catequistas, em que ainda hoje colaboramos ativamente”.

Em jeito de despedida, D. António Marto elogiou a organização, salientando a presença de “um elevado número de casais novos”, fazendo depois um apelo para que “durante a próxima Quaresma participem no retiro popular, em que o tema será a família”.

Este encontro foi conduzido pelo casal Rosário e Valdemar, da Calvaria, contando com a animação musical do grupo das Pedreiras. No final, todos puderam conviver num lanche oferecido pelas paróquias da vigararia.

 

Ver: Fotografias de LMFerraz

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.