Realizou-se no passado dia 5 de fevereiro, no salão paroquial de Santa Catarina da Serra, mais um encontro da comunidade vicarial de Fátima, presidido pelo Bispo diocesano.
D. António Marto começou por apresentar uma meditação sobre o tema “Viver e educar a devoção mariana”, enquadrada no tema pastoral do presente biénio 2015-2016, “Nos caminhos de Maria”. Deixou como mensagem que Nossa Senhora é para nós mãe, exemplo e mestra na vivência da fé, e não apenas intercessora nas nossas necessidades.
Presentes no encontro, cerca de três centenas de pessoas tiveram a oportunidade de acompanhar o levantamento das distintas expressões da devoção mariana das comunidades e santuários que compõem a vigararia de Fátima. Para além de uma apresentação visual das imagens, o padre João Carlos, pároco de São Mamede, enriqueceu a sua exposição com histórias próprias de cada uma e da sua envolvência com as respectivas comunidades.
Noutro momento, escutaram a partilha do testemunho da catequista Fátima Martins, responsável paroquial da pastoral vocacional, membro do Movimento da Mensagem de Fátima e animadora da recitação do Terço em distintas comunidades da paróquia de Fátima. Como resultado de uma vida de entrega e amizade à Virgem Maria, transmitiu aos presentes a importância da sua devoção e várias graças recebidas por esta sua entrega à comunidade.
E porque cantar é rezar duas vezes, não faltaram no encontro os momentos de oração e cântico, conduzidos pelo padre Mário Verdasca, pároco de Santa Catarina da Serra, criando o ambiente para um bom acolhimento do testemunho pessoal de D. António Marto, que nutre por Maria “um carinho muito especial de mãe”.
O sentimento geral dos presentes foi positivo pela riqueza do encontro, que a todos tomou de surpresa pelo adiantado da hora. Assim, o padre Fernando Varela, vigário de Fátima, decidiu convidar à partilha e ao dialogo já à volta de uma mesa com chá e doces, finalizando a noite em espírito de partilha e convívio.