Encerramento do Ano da Misericórdia: A “porta santa” na prisão

A manhã de sábado, 19 de Novembro, começou sob agitação na capela do Estabelecimento Prisional de Leiria…

Empilhavam-se algumas cadeiras, reorganizavam-se outras, abriam-se telas de projeção (e no intervalo das mesmas suspendia-se um reposteiro), deslocavam-se peças de arte sacra, improvisavam-se pequenos altares, estendia-se uma passadeira rubra, tudo isto num propósito orientado pelo padre Rui Acácio (capelão): celebrar o encerramento do Ano Jubilar da Misericórdia / Porta Santa com alguns dos rapazes ali reclusos.

Os visitadores (grupo «Os Samaritanos») seguiam as diretrizes para a organização espacial enquanto os acólitos iam assimilando as tarefas que lhes estavam confiadas. Desaceleração. Pausa. Acolhimento. Reflexão. Oração inicial. E de seguida o percurso ao compromisso de uma vida que se pretende renovar.

Um por um, atravessando a Porta Santa e juntos – em comunidade – percorrendo as várias etapas: Batismo, Reconciliação, Maria Mãe de Misericórdia, Santíssimo Sacramento. Etapas contextualizadas pelas palavras do padre Rui, pertinentemente adequadas à realidade reclusa e às ilusões (desejo de poder inerente à condição humana) que nos algemam também extramuros. Etapas sentidas e proclamadas pelas orações conjuntas e – em jeito de compromisso final – cantando “Senhor, quem entrará no santuário para Te louvar?”.

Acreditando que a missão é caminhar, estar no mundo, recebemos a bênção invocando confiança e, um por um, re-atravessámos a Porta Santa.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.