No dia 10 de junho, encerraram as atividades de mais um ano de catequese, na paróquia da Freixianda. Crianças, adolescentes e respetivos catequistas participaram em conjunto na eucaristia dominical da comunidade, enchendo por completo a igreja paroquial, para vivenciar o percurso feito, ao longo do ano, e louvar a Deus pela aprendizagem alcançada e pelas experiências vividas.
Com um ritmo e dinamismo apropriado às capacidades dos mais novos, na linguagem, nos cânticos e nos gestos, a celebração contou com a participação ativa das crianças e adolescentes em vários momentos, nomeadamente no ato penitencial, na proclamação das leituras, no canto do salmo, na apresentação das preces, a partir do tema de fundo de cada catecismo, na recolha das ofertas e no serviço do altar.
Na homilia, o pároco, em diálogo franco e aberto, foi trazendo à memória de cada um os momentos mais marcantes de todo o ano, sobretudo aqueles que foram vividos mais intensamente por todos: as “pegadas” do advento, as “cruzes” da quaresma, a festa do Natal e as festas de cada catecismo.
Reportando-se à liturgia do dia, frisou que o nosso amor a Deus não pode ser como o nevoeiro, que depressa se evapora, e que a nossa relação com os outros tem de ser sempre uma relação de acolhimento e convívio com todos, sem excluir ninguém, como fez Jesus.
No final da celebração, crianças e adolescentes fizeram ecoar uma vibrante salva de palmas a Jesus, outra ao pároco e outra aos catequistas. Foi a sua forma de manifestar alegria e gratidão. Terminada a celebração, teve lugar o último encontro de catequese deste ano, nas respetivas salas. Foi um encontro em que houve agradáveis surpresas, de acordo com a iniciativa de cada catequista.