Dom da fé move jovens para mais uma iniciativa na vigararia de Ourém

Esta foi mais uma iniciativa da equipa vicarial que coordena os diferentes grupos de jovens, iniciativa à qual os mesmos responderam de forma ativa com a sua participação.

No serão do dia 28 de fevereiro, dezenas de jovens da vigararia de Ourém reuniram-se, desta vez na igreja do Olival, para um Encontro de oração, a que presidiu o nosso bispo, D. António Marto. Esta foi mais uma iniciativa da equipa vicarial que coordena os diferentes grupos de jovens, iniciativa à qual os mesmos responderam de forma ativa com a sua participação. Presentes também os padres das diversas paróquias e mais algumas pessoas. Para a dinâmica do encontro houve preparação prévia nas paróquias.

Após breve ensaio, o Encontro começou com o acolhimento, a invocação do Espírito Santo, uma leitura bíblica e silêncio prolongado para interiorização. A contemplação do “Ícone da Amizade” ou “Ícone do Abraço” foi o momento que se seguiu. Trata-se de um quadro que apresenta a imagem de Jesus Cristo e do seu amigo, amigo esse que pode ser qualquer um de nós. Cristo ressuscitado é o Grande Amigo que abraça carinhosa e calorosamente cada jovem, cada pessoa.

À proclamação da Palavra de Deus seguiu-se uma meditação proposta pelo nosso bispo. Nela dirigiu aos jovens palavras de encorajamento e de motivação para a vivência da fé, palavras muito apelativas. Destacamos três delas muito especiais que ficaram gravadas no coração de cada um: “Não tenhas medo!”,“Se o coração não arde, os pés não andam!” e “Para, escuta, olha e avança!”.

As meditações pessoais dos jovens, ou seja, o diálogo que cada jovem teve com Deus, na preparação do Encontro, escritas por cada um à sua maneira, tinham sido postas numa caixa, no início do Encontro, e foram agora apresentadas perante todos. Alguns cânticos de mensagem, leituras de frases incisivas, deram o tom a este momento.

Importante realçar que, no fim deste belo Encontro de oração foi entregue a cada jovem uma miniatura do “Ícone da Amizade”, para que o Encontro fique guardado na memória e gravado no coração. Para terminar, todos se juntaram no salão ao lado, para confraternizar à roda da mesa num pequeno lanche convívio.

Foi, sem dúvida, um grande e enriquecedor Encontro de oração que fomentou a vivência da fé em Cristo, em comunhão uns com os outros, e proporcionou a todos uma excelente oportunidade de reflexão. Apela-se, então, a todos os jovens que sintam no coração aquela luz de esperança e determinação, para que se juntem à comunidade juvenil e comecem a fazer parte do grupo de jovens, de modo a torná-lo mais forte, participativo e ativo.

Escrito pelo grupo Jovens a 100%

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.