O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, determinou que a reflexão preparatória para o Sínodo dos Bispos sobre “Desafios pastorais da família no contexto da evangelização”, de 2014 e 2015, se faça de forma mais alargada possível.
Conforme já desenvolvemos em notícia anterior, a diocese de Leiria-Fátima esta a promover a participação de todos na discussão do tema e questões que o Papa Francisco propôs para este Sínodo.
Ainda assim, D. António Marto quer reforçar que essa participação seja feita de forma o mais alargada possível.
Assim, após consulta ao Conselho de Coordenação Pastoral, o Bispo de Leiria-Fátima determinou que “nas vigararias e nas paróquias cabe aos párocos promover essa reflexão e recolher os contributos”, devendo “o Departamento de Pastoral familiar promover a participação no âmbito do conselho diocesano da família e dos organismos comprometidos nessa mesma área”.
O Pastor refere ainda que “todas as pessoas ou grupos que queiram dar o seu contributo podem fazê-lo, enviando as suas respostas ao departamento de pastoral familiar”, através do email: pastoralfamiliarleiria@gmail.com.
O documento poderá ser descarregado aqui.
Segundo nota do vigário geral, padre Jorge Guarda, o prazo para a entrega das respostas à consulta é até 15 de dezembro. “Cabe depois ao diretor do Departamento da Pastoral Familiar, padre José Augusto Rodrigues, fazer a síntese diocesana que entregará ao bispo diocesano. Por sua vez, D. António Marto fará a versão final que remeterá para a Conferência Episcopal Portuguesa. É esta quem recolhe os contributos de todo o país e os remete para Roma, para a secretaria geral do Sínodo dos Bispos”, esclarece o vigário geral.