Diáconos e padres mais novos recebem formação sobre “liderança”

Os diáconos e os padres mais novos da Diocese de Leiria-Fátima tiveram um encontro de formação sobre “Dinâmica de liderança, escolha e capacitação de colaboradores”, no passado dia 12 de março, no Seminário Diocesano de Leiria.

A orientação esteve a cargo de João Pedro Tavares, consultor e presidente da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), que se apresentou pelo que é, “católico, casado e pai de 4 filhos”, e lhe dá unidade de vida, e não tanto pelo que faz. O Bispo diocesano, D. António Marto, acompanhou a ação formativa.

O orador definiu a liderança como a “capacidade de conduzir pessoas a trabalhar com entusiasmo, de forma comprometida, orientada a objetivos na promoção do bem comum”. No desenvolvimento da temática, valorizou os dados do meio empresarial e a inspiração que brota do Evangelho para quem é chamado a liderar com amor. A propósito da escolha e capacitação de colaboradores, lembrou a frase “Deus não escolhe os mais capazes, mas capacita os que escolhe”. E afirmou que “as pessoas são o centro de tudo” e que estas, com a sua dignidade, têm prioridade relativamente às responsabilidades que se lhes atribuem.

Os participantes refletiram e partilharam ideias e experiências sobre o tema, considerando que foi inspirador para a sua vida e ação pastoral. No final, o Bispo diocesano manifestou o seu apreço pela ação formativa e pelo interesse demonstrado pelos jovens diáconos e sacerdotes. Incentivou-os a cuidarem da espiritualidade, pois esta é que dá vitalidade e suporte à vida e a ação pastoral, “é como o óleo que preserva e faz funcionar o motor”, disse.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress