No dia 24 de Maio, domingo da Ascensão, celebra-se o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Depois do Papa Francisco ter publicado, em janeiro a sua mensagem para este dia, também a Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais emitiu uma nota pastoral a propósito da efeméride.
Este dia acaba por ser celebrado em “plena pandemia que obriga a restrições sociais, económicas e religiosas únicas na história”, contextualiza o documento. “Neste contexto que a todos surpreendeu e para o qual não estávamos preparados, exige-se um redobrado esforço dos vários intervenientes no governo do país, dos agentes sociais e económicos, dos que presidem às comunidades religiosas e dos que têm um papel fundamental na informação, pautando pela exigência da verdade, da dignidade da pessoa e do bem comum”, diz a nota.
Para além daqueles que estão na linha da frente a cuidar dos que contraíram o vírus da covid-19, a Comissão agradece de forma especial “serviço fundamental e imprescindível da comunicação social”.
Com escassos meios mas com profissionais generosos e zelosos no desejo de comunicar, de oferecer a noticia, de auscultar as necessidades das populações mais distantes e esquecidas, e alertando para o dever de justiça e de partilha para com os que não têm voz nem vez na sociedade.
Pelo seu trabalho na coesão nacional, na promoção cultural, na relação que estabelecem entre cidadãos que que estão fora do seu país e como dão expressão a tradições tão importantes para a vivência comunitária, merecem o apoio que lhes é devido pelas autoridades governativas e do poder público.”
Neste sentido é feito um apelo a todos os cristão para valorizarem o trabalho dos profissionais da área da comunicação e manifestarem essa mesma apreciação através da atenção e do seu próprio contributo que, não podendo ser feito no habitual ofertório que a Igreja realizaria nesse domingo, seja efectuado noutro dia que acharem mais oportuno.
Documentos
Mensagem do Papa Francisco: https://bit.ly/3bieLHi
Nota pastoral da comissão: https://bit.ly/2Waa7qa