A agenda acelerada das mudanças de padres a decorrer na nossa diocese provocou um sentimento de incapacidade e de escassez de tempo para organizar um evento digno e merecido que homenageasse e agradecesse ao padre Nuno a sua entrega ao serviço da paróquia de Santa Eufémia.
No domingo, dia 2 de março, durante a missa, várias crianças da catequese exprimiram os seus agradecimentos ao padre Nuno e desejaram-lhe felicidades para o serviço nas comunidades que vai servir. Em algumas quadras poéticas, uma catequista destacou as suas qualidades. De pé, toda a assembleia o aplaudiu, emocionada.

No jornal paroquial Mais Além pode ler-se:
“Chegou à nossa paróquia como um pastor que não apenas guiou o rebanho com sabedoria e paciência, mas também com um coração generoso. Muitas das suas homilias foram palavras que nos tocaram e momentos de reflexão profunda sobre a nossa caminhada cristã.”
Seguiu-se um almoço que, estando já programado para a angariação de fundos a favor das tradicionais festas da Páscoa, contou também com a presença dos paroquianos mais empenhados, dos pais do padre Nuno, do padre Adelino Guarda (natural da Boa Vista) e dos elementos da junta da união de freguesias.
Os paroquianos e o presidente da junta, Mário Rodrigues, entregaram-lhe algumas lembranças.
Desde 2016 que o padre Nuno servia a paróquia de Santa Eufémia, em acumulação com a paróquia da Boa Vista. Para além disso, exercia os cargos de chanceler da Câmara Eclesiástica e juiz do Tribunal Eclesiástico.
Enquanto pároco, procurou apoiar, servir e encaminhar. Facilmente adaptava as suas propostas pastorais para incluir as ideias que lhe eram sugeridas.
Enquanto amigo, primava pela simplicidade, pela familiaridade e pela humildade.
No boletim paroquial Effathá, lê-se no seu agradecimento:
“Não posso deixar de, publicamente, manifestar a minha gratidão pela hospitalidade e simpatia que, quotidianamente, pude experimentar desde que cheguei. A todos, o meu mais sincero obrigado! Rezo por cada um, pelos vossos familiares e pelas pessoas que vos são queridas: que Deus vos abençoe!”
Toma posse nas paróquias de Alpedriz e Pataias no dia 9 de março.
Em nome de toda a nossa comunidade paroquial, um grande obrigado. Conte sempre connosco e com as nossas orações.
