A reunião teve lugar na paróquia de Alburitel, no dia 3 de dezembro e contou com todos os membros da equipa: os párocos de Alburitel e Seiça, Nossa Senhora das Misericórdias e Nossa Senhora da Piedade e dois leigos de cada paróquia. Com o bispo diocesano veio também o vigário-geral, padre Armindo Janeiro. Além da oração, fez-se a apresentação das pessoas, a avaliação da recente assembleia comemorativa do primeiro aniversário da criação da Unidade Pastoral e a apresentação do programa deste ano.
Depois de escutar a partilha da equipa de coordenação pastoral, D. José interveio para manifestar a sua satisfação pelo caminho já percorrido e dar uma palavra de incentivo para a continuação da caminhada. Aludindo ao evangelho do dia, recomendou paciência e persistência, pois a adesão das pessoas e o caminho não se faz de repente. Como o milagre da multiplicação dos pães se fez com base no pão e nos peixes que havia, assim devemos partir do que temos e ir avançando. Afirmando que as nossas comunidades têm que estar viradas para a vida tal como se manifesta, pediu especial atenção aos jovens, aos idosos e aos imigrantes, além de cuidar da formação das pessoas tanto no que diz respeito à fé como na capacitação para os ministérios e serviços.
Entre as atividades previstas para este ano, está a decorrer uma formação sobre a iniciação à liturgia cristã e, em janeiro, seguir-se-á uma outra de iniciação à leitura da Bíblia. Mais adiante, haverá ainda a celebração juntos das “24 horas para o Senhor” e uma oração do rosário e procissão de velas em honra de Nossa Senhora, em meados de maio. Para esta já ficou o convite ao bispo para estar presente.
Ficou claro que se está em caminho, mas ainda há muito para andar e muita gente a sensibilizar, envolver e juntar nesta aventura sinodal da Igreja.