No passado dia 8, solenidade da Imaculada Conceição, o Seminário de Leiria honrou de modo especial a sua padroeira. Reuniu os seminaristas, os pré-seminaristas e seus familiares; e ainda os antigos seminaristas e membros da “família de oração pelo Seminário” (FOS).
O programa incluiu a Missa, o almoço, uma sessão evocativa do percurso da instituição no último ano e, por fim, a celebração de Vésperas da Liturgia das Horas.
Nesta última celebração, presidida pelo bispo diocesano D. António Marto, o seminarista Jorge Fernandes foi admitido às ordens sacras, um breve rito de reconhecimento, por parte da Igreja, do percurso vocacional do candidato, que o continuará, preparando-se e amadurecendo em vista da futura ordenação.
Na sua intervenção, D. António Marto salientou a importância da família e da educação cristã que dá aos filhos em ordem à vocação destes. Focando a atenção na solenidade mariana do dia, definiu-a como festa de Deus, que enche Maria com a Sua graça, da Virgem Maria, que podemos invocar como Mãe da Divina Graça, e festa também de nós próprios, pois nos inspira os sins quotidianos que somos chamados a dar a Deus e aos irmãos, levando-lhes “esperança e consolação”.