D. António Marto presidiu à peregrinação das Misericórdias à Sé

No âmbito do Ano Santo da Misericórdia, as Santas Casas que na Diocese de Leiria-Fátima se dedicam à prática das obras de misericórdia fizeram a sua peregrinação à Sé de Leiria, passando pela porta santa, no passado domingo, 23 de outubro.

Presidiu o bispo diocesano, D. António Marto, e estiveram presentes cerca de centena e meia de pessoas das Irmandades de  Aljubarrota, Batalha, Fátima-Ourém, Leiria, Marinha Grande e Porto de Mós, incluindo provedores, membros das mesas administrativas, irmãos e utentes das suas instituições de solidariedade social.

Na sua homilia, D. António Marto manifestou o reconhecimento da Diocese pelo bem praticado pelas Irmandades da Misericórdia ao longo da sua longa existência e pela generosidade de quem as sustenta e orienta. Afirmou que foi o povo quem apelidou de “santas” as casas onde eram aliviados os seus males de fome, doença, frio, desamparo, ignorância, morte e luto… Por fim, encorajou as Misericórdias a prosseguirem a sua missão de prática do amor misericordioso para com as pessoas que necessitam de ajuda material ou espiritual nas suas fragilidades.

Esta peregrinação foi primeira iniciativa conjunta das Santas Casas da Misericórdia da Diocese. Em reunião com o bispo diocesano, realizada no dia 8 de maio, ficou aberta a perspetiva de maior partilha e colaboração entre estas associações de fiéis católicos.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.