No âmbito do Ano Santo da Misericórdia, as Santas Casas que na Diocese de Leiria-Fátima se dedicam à prática das obras de misericórdia fizeram a sua peregrinação à Sé de Leiria, passando pela porta santa, no passado domingo, 23 de outubro.
Presidiu o bispo diocesano, D. António Marto, e estiveram presentes cerca de centena e meia de pessoas das Irmandades de Aljubarrota, Batalha, Fátima-Ourém, Leiria, Marinha Grande e Porto de Mós, incluindo provedores, membros das mesas administrativas, irmãos e utentes das suas instituições de solidariedade social.
Na sua homilia, D. António Marto manifestou o reconhecimento da Diocese pelo bem praticado pelas Irmandades da Misericórdia ao longo da sua longa existência e pela generosidade de quem as sustenta e orienta. Afirmou que foi o povo quem apelidou de “santas” as casas onde eram aliviados os seus males de fome, doença, frio, desamparo, ignorância, morte e luto… Por fim, encorajou as Misericórdias a prosseguirem a sua missão de prática do amor misericordioso para com as pessoas que necessitam de ajuda material ou espiritual nas suas fragilidades.
Esta peregrinação foi primeira iniciativa conjunta das Santas Casas da Misericórdia da Diocese. Em reunião com o bispo diocesano, realizada no dia 8 de maio, ficou aberta a perspetiva de maior partilha e colaboração entre estas associações de fiéis católicos.