D. António envia mensagem aos jovens: levanta-te e muda o mundo

D. António Marto começa por dizer que "há mais vida para além da pandemia" para elogiar "o testemunho belo de generosidade e solidariedade que muitos jovens voluntários deram neste tempo de provação junto dos mais necessitados".

No final do biénio pastoral dedicado aos jovens, estava previsto o encerramento com uma grande festa. Tudo estava preparado para Porto de Mós receber a juventude de toda a diocese de Leiria-Fátima, não fosse a pandemia trocar todos os planos e cancelar todos os trabalhos feitos nesse sentido. Ainda assim, o bispo da Diocese, D. António Marto, não quis deixar os mais novos sem uma mensagem de esperança e encorajamento e gravou-a em vídeo (está também disponível no podcast da Diocese).

D. António Marto entrega uma carta a um jovem num encontro vicarial.

D. António Marto começa por dizer que “há mais vida para além da pandemia” para elogiar “o testemunho belo de generosidade e solidariedade que muitos jovens voluntários deram neste tempo de provação junto dos mais necessitados”.

Lembra o prelado que “temos já uma meta: a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, em 2023” para a qual o Papa Francisco já deu o mote “aos jovens para se levantarem e procurarem em Cristo vivo o vigor interior e o entusiasmo para fazer face aos novos desafios”.

E é também com a mesma força que o Papa Francisco diz para deixarem o sofá que o cardeal deixa por três vezes a exortação “levanta-te”, para viver a fé, a esperança e o amor.

Mensagem integral

Armas Bispo 200px

Jovem, levanta-te e muda o mundo

Caro amigo (a) jovem,

Estava previsto encerrarmos o biénio pastoral dedicado aos jovens com uma grande festa a realizar neste último fim de semana de julho. Estaríamos lá em festa. Seria o culminar de uma caminhada que foi vivida com entusiasmo através de tantos e variados encontros nos diversos lugares da diocese. A pandemia obrigou-nos a cancelar outros encontros e impediu-nos a realização da festa.

Mas é caso para dizer que há mais vida para além da pandemia. Esta não anula tudo o que vivemos nestes dois anos nem o testemunho belo de generosidade e solidariedade que muitos jovens voluntários deram neste tempo de provação junto dos mais necessitados. Quero deixar aqui expresso o meu reconhecimento a todos os que se dedicaram com entusiasmo, de alma e coração, a dinamizar as diversas atividades e aos que participaram com a sua presença viva durante este biénio.

Há mais vida para além da pandemia! Não podemos baixar os braços e ficar paralisados. Há que continuar de começo em começo. Somos uma missão! À nossa frente temos já uma meta: a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, em 2023. O Papa Francisco já nos deu o mote: “Jovem, levanta-te”! E vai! É o apelo aos jovens para se levantarem e procurarem em Cristo vivo o vigor interior e o entusiasmo para fazer face aos novos desafios. É um convite a uma abertura para a realidade. Como o próprio Papa explica, “Levanta-te” significa “sonha”, “arrisca”, “esforça-te por mudar o mundo”. O que é belo apaixona. 

Caro amigo(a), muda o mundo a começar por ti! Por isso, para terminar esta mensagem, concretizo o apelo do Papa:

Levanta-te para viveres uma fé alegre e corajosa, mesmo remando contra a maré dominante.

Levanta-te para viveres uma esperança generosa e ativa, buscando a fraternidade e a justiça para um mundo melhor.

Levanta-te para viveres no amor e dares testemunho da misericórdia junto dos que sofrem a solidão, a indiferença, o abandono, a exclusão. 

Nossa Senhora também se levantou para ir visitar a prima Isabel e partilhar com ela as maravilhas de Deus. Que Ela, mãe da ternura, te acompanhe e te proteja no caminho da tua vida.

Um abraço amigo do teu bispo irmão,

† António Marto

Esta mensagem também está disponível no podcast da Diocese em https://podcast.leiria-fatima.pt

Leia esta e outras notícias na...

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.