O dia 1 de maio, feriado nacional, dia sem aulas, foi para o grupo de jovens da paróquia da Freixianda que se prepara para o crisma, um dia de encontro para convívio e formação. As atividades decorreram das 10 às 18 horas, no salão e zona envolvente da capela da Perucha, um sítio acolhedor, longe dos ruídos e do buliço da vida. Com os jovens estiveram o nosso pároco, os catequistas João e Cristiana, com o apoio da catequista Célia, da paróquia de Caxarias.
O visionamento de um filme levantou questões sérias e profundas sobre o sentido da vida e as coordenadas do ser cristão, questões que foram bem refletidas no trabalho de grupos e no plenário que se seguiram.
Um jogo de pista, disputado com entusiasmo, conduziu à reflexão sobre cada um dos sacramentos, com um enfoque especial nos sacramentos da iniciação cristã, nos quais se insere o crisma, que estes jovens se preparam para receber, já neste mês de junho.
A inserção na vida da Igreja e da comunidade cristã foi outro dos temas trazidos à reflexão. Vários convidados vieram dar o seu testemunho sobre o trabalho que desenvolvem na paróquia.
Fátima Duarte falou da ação social e caritativa desenvolvida pela Conferência de São Vicente de Paulo. Francisco Antunes, ministro extraorinário da comunhão, falou do modo como o exerce este ministério, levando a sagrada comunhão aos doentes, sublinhando a importância desta atenção e serviço aos que já não têm possibilidades de sair de casa. A Célia falou da pastoral juvenil, das peregrinações a Taizé, das Jornadas Mundiais da Juventude.
Esta bela jornada terminou com um momento de oração, na capela, muito vivido e participado por todos. Saímos desta jornada “de coração cheio” e com a sensação de que vale a pena realizar outras experiências similares. O nosso sincero agradecimento a todos os que participaram e colaboraram.