Crismandos da Freixianda em jornada de formação

O dia 1 de maio, feriado nacional, dia sem aulas, foi para o grupo de jovens da paróquia da Freixianda que se prepara para o crisma, um dia de encontro para convívio e formação. As atividades decorreram das 10 às 18 horas, no salão e zona envolvente da capela da Perucha, um sítio acolhedor, longe dos ruídos e do buliço da vida. Com os jovens estiveram o nosso pároco, os catequistas João e Cristiana, com o apoio da catequista Célia, da paróquia de Caxarias.

O visionamento de um filme levantou questões sérias e profundas sobre o sentido da vida e as coordenadas do ser cristão, questões que foram bem refletidas no trabalho de grupos e no plenário que se seguiram.

Um jogo de pista, disputado com entusiasmo, conduziu à reflexão sobre cada um dos sacramentos, com um enfoque especial nos sacramentos da iniciação cristã, nos quais se insere o crisma, que estes jovens se preparam para receber, já neste mês de junho.

A inserção na vida da Igreja e da comunidade cristã foi outro dos temas trazidos à reflexão. Vários convidados vieram dar o seu testemunho sobre o trabalho que desenvolvem na paróquia. 

Fátima Duarte falou da ação social e caritativa desenvolvida pela Conferência de São Vicente de Paulo. Francisco Antunes, ministro extraorinário da comunhão, falou do modo como o exerce este ministério, levando a sagrada comunhão aos doentes, sublinhando a importância desta atenção e serviço aos que já não têm possibilidades de sair de casa. A Célia falou da pastoral juvenil, das peregrinações a Taizé, das Jornadas Mundiais da Juventude.

Esta bela jornada terminou com um momento de oração, na capela, muito vivido e participado por todos. Saímos desta jornada “de coração cheio” e com a sensação de que vale a pena realizar outras experiências similares. O nosso sincero agradecimento a todos os que participaram e colaboraram.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.