Crisma na paróquia dos Pousos

Foram 31 os jovens que terminaram a chamada Iniciação Cristã e se apresentaram.

No dia 6 de junho a paróquia recebeu o senhor Cardeal D. António Marto para a celebração da Confirmação. Foram 31 os jovens que terminaram a chamada Iniciação Cristã e se apresentaram. Este grupo acolhe 14 pessoas que foram batizadas em outras freguesias que não a nossa, o que demonstra que os Pousos é assinaladamente uma freguesia cosmopolita. A maioria frequentou a catequese ou nos Pousos ou no Vidigal, mas vários jovens estiveram vários anos em grupos de Leiria, Cruz da Areia ou Colégio.

Recordar e agradecer

Não tive oportunidade de agradecer devidamente a cerimónia…

Queria deixar bem presente o meu agradecimento, por esta jornada que iniciei aos meus 7 anos. Agora com 17 anos penso já ter uma maior noção da Vida, de Deus… cresci neste ambiente católico e rodeado de amor, que fez a pessoa que sou hoje e que, sem qualquer dúvida, serei!

Posso não saber o que o 12.º ano, a faculdade, e a vida em si me reservam, mas sei que levarei sempre junto de mim, Deus… mais do que suficiente, muito mais. Uma jornada de crescimento próprio, de Deus e da sociedade. Esta jornada estará sempre comigo, junto a mim, enquanto pessoa, mulher, criança em mente, adulta em corpo e sempre cristã. Obrigada por tornarem isto possível, e por me acompanharem nesta caminhada do saber, a qual caminho junto de Deus e que sempre caminharei. Contudo, apesar de estes dez anos terem passado rápido, sei que esta jornada não acaba aqui, aliás, não possui fim. Construí a pessoa cristã que sou e representa quem serei no futuro. É devido a vocês, catequistas! Obrigada por ensinarem, por apoiarem e por todos os esforços feitos nas sessões e na cerimónia, que nada mais tenho a dizer, além da beleza que tudo possuiu. Estes 10 anos de catequese acabaram, mas os meus anos de vida cristã decorrerão ainda, por muito tempo. Queria destacar mais uma vez o meu agradecimento por todos os esforços feitos por vós, de modo a proporcionarem-me, a mim e aos meus colegas, que acredito que sintam o mesmo, um profundo agradecimento, um descobrimento de Cristo e uma cerimónia final incrível. Mas não é o fim, é apenas o início. Se antes não disse, digo agora afincadamente: obrigada! Obrigada por tudo! Tenho a certeza de que nos iremos voltar a ver, tem de ser! Afinal de contas, teremos sempre algo em comum: teremos Deus sempre e para sempre ao nosso lado. Somos Cristãos! (Ânia do Mar)

Uma catequista diz do que vai na alma

Temos na nossa igreja, vários símbolos relacionados com o Sacramento da Confirmação ou Crisma: o pomba, o fogo e as fitas com pérolas (cada uma contém sete pérolas, que representam os sete dons do Espírito Santo).

Hoje vocês vieram aqui receber um sacramento que vos é oferecido! Que continuem a vossa caminhada, em busca do Espírito Santo, para que ele vos proteja. Para que se sintam acolhidos no seu colo. Que se sintam iluminados por esta chama acesa de Amor incondicional do Pai eterno.

Quando olho para vós, crismados, ocorrem-me dois sentimentos: ternura pelo que são, e respeito pelo que podem vir a ser!

Que cada dia da vossa vida seja uma oportunidade de transformar os vossos sonhos em realidade e agradecer a Deus a dádiva da vida.

Que nunca se sintam abandonados, porque vocês são as pérolas que estão naquelas fitas, tomadas em diamantes aos olhos de Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo e Deus misericórdia. (Teresa)

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.