Crisma na paróquia da Ortigosa

Para alguns foi apenas mais uma cerimónia social, mas para outros, foi o avivar de uma chama pelo sucessor dos Apóstolos.
http://lefa.pt/?p=49060

No passado sábado, dia 2 de julho, na paróquia da Ortigosa, 52 jovens e adultos receberam o Sacramento do Crisma pelas mãos do bispo D. José Ornelas

Crisma na paróquia da Ortigosa 2022

Pensamentos soltos de um catequista

Será que estes jovens sentiram verdadeiramente este sacramento?
Julgo que para alguns foi apenas mais uma cerimónia social, mas para outros, foi o avivar de uma chama pelo sucessor dos Apóstolos.

A chama do Espírito Santo?
Sim! A nossa vida é feita a correr e existe muita dificuldade em parar, sentir o que nos rodeia, ou mesmo perceber aquilo que sentimos. Tal é a correria que não percebemos que o Espírito Santo está sempre connosco.
O Crisma acendeu o fogo do Espírito Santo e deu a perceção de que Ele está sempre em cada um de nós.

E será que este Espírito dará frutos?
O Espírito Santo dá dons a cada um de nós e cabe a cada um, utilizar esses dons para que daí advenham frutos. Os frutos surgem quando pomos os dons a render e para isso existe a necessidade de discernir e de seguida agir para o bem da comunidade.

Parece-te que estes crismandos vêem o Crisma como o fim de um ciclo ou conseguem vê-lo como o início de algo maior?
Somos todos diferentes. Óbvio que alguns vêm isso como o final de um ciclo, ou como um estatuto que lhes é dado para poderem ser padrinhos. Outros há, que conseguem ver mais além e perceber que é uma oportunidade de iniciar um novo ciclo, contribuindo para uma sociedade melhor.
Estou em crer que há aqui jovens/adultos que com a graça do Espírito Santo podem e muito contribuir para dinamizar a paróquia. Existe vontade de melhorar e a capacidade está lá. Resta depositar confiança nestes crismandos e quem sabe num futuro próximo, possamos reencontrar-nos, trocar ideias, aprender uns com os outros e trabalharmos em conjunto para um mundo mais fraterno. Assim Deus nos permita.

Escrito por Sabina Silvério

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress