Crianças da Freixianda receberam o Livro da Palavra de Deus

As Bíblias a entregar às crianças tinham sido trazidas pelos pais, com uma dedicatória alusiva ao ato. Antes da celebração, para evitar deslocações, colocaram-nas na mesma mesa que acolheu os símbolos já referidos.

No dia 20 de dezembro, na igreja paroquial da Freixianda, na presença dos pais e familiares mais próximos, as 19 crianças do 4º ano da catequese participaram na celebração da entrega da Bíblia. Entraram na igreja em cortejo solene, conduzindo as imagens e símbolos que iriam servir para transmitir a mensagem própria desta celebração da entrega da Bíblia: a própria Bíblia em formato maior, a imagem do Menino Jesus, ambas ladeadas por velas, e o dístico com a frase “O Verbo que estava em Deus fez-se carne e habitou entre nós”.

As Bíblias a entregar às crianças tinham sido trazidas pelos pais, com uma dedicatória alusiva ao ato. Antes da celebração, para evitar deslocações, colocaram-nas na mesma mesa que acolheu os símbolos já referidos. Em virtude das restrições que a presente pandemia, para bem de todos, nos impõe, esta foi uma celebração específica para as crianças e familiares, não podendo, por falta de espaço, ser inserida na celebração habitual da eucaristia dominical.
Apesar das limitações, a celebração foi bem participada e vivida. Os pais proclamaram as leituras, as crianças apresentaram as preces da oração universal e o pároco fez a homilia, procurando transmitir a mensagem de que Jesus era o Verbo ou Palavra que estava em Deus e que, pelo seu nascimento, se tornou acontecimento, o que quer significar que a Palavra de Deus que a Bíblia transmite é para se tornar também acontecimento nas nossas vidas.
O ato de entrega da Bíblia ocorreu depois da comunhão. Cada criança recebeu a sua Bíblia e todos em conjunto, erguendo ao alto o Livro da Palavra de Deus, proclamaram cantando: “A vossa Palavra, Senhor, é Luz dos meus caminhos”. E foi deste modo que terminou esta bela celebração da entrega da Bíblia.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.