No dia 15 de dezembro, 3.º domingo do Advento, as 23 crianças que frequentam o 4.º ano da catequese da Freixianda reuniram-se para participar na Eucaristia da comunidade, na igreja paroquial, e aí acolheram, em festa, a Bíblia como o livro em que Deus fala.
Mais do que as palavras, falaram os gestos e os símbolos. Desde logo, o cortejo solene de entrada, em que se incorporaram o dístico “O Verbo que estava em Deus fez-se carne e habitou entre nós”, a Bíblia em formato maior e a imagem do Menino Jesus, ambas ladeadas por velas acesas. Ao chegar à zona do altar, a imagem do Menino Jesus foi colocada sobre a Bíblia, numa mesa em lugar de destaque.
Tudo isto simbolizou que Jesus é a Palavra que se fez acontecimento e que a Bíblia é, também ela, Palavra para se tornar acontecimento nas nossas vidas. As velas acesas representaram a fé no Deus que fala na Bíblia.
Toda a celebração decorreu tendo por base este dinamismo da Palavra que se faz acontecimento. Além das crianças, tiveram um papel ativo os catequistas, os pais e o grupo coral. Foram os pais que, no momento da apresentação dos dons, conduziram as bíblias, depois de nelas terem escrito uma dedicatória.
Após a comunhão, ocorreu outro momento solene: o pároco entregou a cada criança a sua Bíblia, exortando-as a lê-la e a meditá-la. Depois de todas a terem recebido, colocaram-se em frente do altar, voltadas para a assembleia e, através do canto, proclamaram: “A vossa Palavra, Senhor, é luz dos meus caminhos”.
Este foi um momento muito belo, como, aliás, toda a celebração. A partir de agora, e ao longo de todo este ano de catequese, as crianças irão pôr-se à descoberta deste livro tão especial que hoje receberam.