Covão do Coelho junta crianças para fazer a Via-Sacra

As crianças puderam levar a cruz de madeira ou a placa de cada estação, feitas com muita dedicação pelas catequistas.
http://lefa.pt/?p=56892

Preparando as crianças para a semana maior, as catequistas do Covão do Coelho, paróquia de Minde, organizaram pelo terceiro ano consecutivo, uma via-sacra pelas ruas da aldeia.

Falaram com os moradores que se dispuseram a fazer os altares, todos eles diferentes, todos eles convidando à contemplação.

As crianças puderam levar a cruz de madeira ou a placa de cada estação, feitas com muita dedicação pelas catequistas. Enquanto umas se dedicaram às artes, outras se dedicaram ao som, escolhendo cânticos que nos ajudaram a refletir na Paixão, morte e ressurreição do Senhor.

O tema da via-sacra foi ‘ Pelo batismo somos filhos de Deus ‘.

Com o Batismo todos nós, assumimos ser de Deus. Ser de Deus significa entregar-se a Ele, viver segundo as Suas propostas, assumir os Seus valores. Assim tornamo-nos, muitas vezes, sinal de contradição e somos, como Ele, julgados e condenados.

Ao sermos Filhos de Deus, somos Seus protegidos, somos preciosos aos Seus olhos. Além de criaturas, pertencemos a Deus e formamos um corpo, pois somos Templo do Espírito Santo que habita em nós. Pelo batismo, foi-nos colocado um selo, que nos identifica e protege. Fomos purificados na água e sangue do cordeiro, o sangue que Jesus derramou na cruz, o sangue que suou no monte das oliveiras.

Meditando em todas as cenas da paixão, vamos encontrar diversos personagens que condenam, que apontam, que flagelam, que crucificam Jesus, mas também encontramos os que ajudam, limpam, amparam, suportam, os que amam e se fazem um só com Ele, como Maria. Pelo batismo somos herdeiros de tudo isto, pois quando Deus nos chama, pede tudo e tudo, é tudo. É o deserto, é a cruz, é a dor, mas é também o amor, uma Mãe intercessora, anjos que nos protegem, e por fim a ressurreição e vida eterna.

Na próxima sexta-feira Santa, pelas 20h30 irá realizar-se na igreja do Covão do Coelho, uma via-sacra ao vivo, organizada pelo Rancho folclórico e com a participação do Coro Fogo de Deus, para a qual estão convidados.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress