O vigário geral da Diocese de Leiria-Fátima comunica que “as tradicionais Missa e Procissão com o Santíssimo Sacramento, na cidade de Leiria, no dia de Corpo de Deus, sob a presidência do Bispo diocesano, celebram-se, este ano, na quinta-feira, 26 de maio, no próprio dia da solenidade”.

Recordamos que os feriados religiosos do Corpo de Deus (60 dias depois da Páscoa) e de Todos-os-Santos (1 de Novembro) e os feriados civis da Implantação da República (5 de Outubro) e da Restauração da Independência (1 de Dezembro) haviam sido extintos em 2012, como medida extraordinária no âmbito do programa de austeridade. O novo governo aprovou a sua reposição, no passado mês de Janeiro, com efeitos já para o ano de 2016.

Quanto aos feriados religiosos, a decisão dependia da ratificação por parte da Igreja, tal como disposto na Concordata entre a Santa Sé e a República Portuguesa. A aceitação foi recentemente anunciada pelo Núncio Apostólico em Portugal, D. Rino Passigato, em comunicado aos bispos portugueses, referindo que as solenidades do Corpo de Deus e de Todos os Santos são novamente reconhecidas pelo Estado Português como dias festivos católicos com caráter de feriados nacionais”.

Em consequência, as celebrações da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpo de Deus), que no programa pastoral deste ano de 2016 estavam previstas para o domingo 29 de Maio, passarão para o dia próprio da solenidade, isto é, quinta-feira 26 de Maio. Aqui se inclui também a “Festa da Eucaristia – Vamos cear com Jesus”, promovida pelo Serviço Diocesano de Catequese.