Constituição da unidade pastoral n.º 11

Com a reorganização da diocese em unidades pastorais, este fim de semana foi a vez de esta reestruturação chegar ao norte da vigararia de Ourém, com a constituição, a 16 de março de 2025, da unidade pastoral n.º 11, que agrupa as paróquias de Casal dos Bernardos, Formigais, Freixianda, Ribeira do Fárrio e Rio de Couros.

Com esta mudança, os párocos também sofreram uma reorganização e transição de paróquias. Os padres Joaquim Baptista, David Barreirinhas e João Pina deram lugar aos padres monfortinos Luís Ferreira e Luís Pereira, que assumem a liderança desta unidade pastoral. A sua missão teve início na celebração presidida pelo bispo diocesano, D. José Ornelas, na igreja da Freixianda, a única celebração do dia nas cinco paróquias, para assim permitir a participação de toda a comunidade.

As bandeiras das paróquias abriram o cortejo inicial, seguidas pelo grupo de acólitos, pelos padres cessantes Joaquim Baptista e David Barreirinhas, pelos padres nomeados Luís Ferreira e Luís Pereira, pelo padre Joaquim Costa, pelo padre monfortino Carlos e por D. José Ornelas. Os cânticos, as leituras e a preparação da eucaristia foram coordenados pela recém-formada unidade pastoral, marcando o ponto de partida para o seu modo de funcionamento futuro.

A celebração incluiu os momentos próprios para o acontecimento, com a leitura e assinatura das atas de tomada de posse.

As autoridades locais e municipais também fizeram questão de estar presentes, nomeadamente o presidente da junta da união de freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos, o presidente da assembleia da união de freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, e o vereador da câmara municipal de Ourém, Rui Vital.

A celebração foi marcada pela emoção da comunidade e de quem cessava funções. Apesar de, no dia anterior, as comunidades já terem homenageado os párocos cessantes nas várias paróquias, o rosto mais emocionado foi o do padre Joaquim Baptista, que esteve à frente da paróquia durante os últimos 12 anos e meio. Embora já tivesse sido surpreendido e homenageado pela comunidade na véspera, não conseguiu disfarçar completamente as lágrimas, tal como muitos dos fiéis.

Por fim, realizou-se um almoço partilhado, que proporcionou um momento de convívio entre os participantes na celebração.

Criação de Unidades Pastorais e equipas presbiterais
5 de Março
Jubileu das Vocações
17 de Maio
, às 09:00
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress