Conselho Presbiteral avaliou Ano Santo da Misericórdia

Sob a presidência do bispo diocesano, D. António Marto, reuniu-se, no passado dia 15 de novembro, o Conselho Presbiteral da Diocese de Leiria-Fátima. A avaliação do Ano Santo da Misericórdia e o desafio das dificuldades no dia a dia do presbítero foram os temas principais.

Sobre o Ano Santo da Misericórdia, os padres mencionaram as principais atividades realizadas ao longo do último ano. Destacam-se as peregrinações à Sé de Leiria ou ao Santuário de Fátima, passando pela porta santa, as ações de sensibilização e de formação sobre a misericórdia. Sobre a prática da misericórdia e serviços que a exprimem, foram mencionadas a celebração do perdão, o atendimento e ajuda a pessoas carenciadas ou com problemas, o projeto para apoio às grávidas com falta de meios económicos e outras dificuldades, o esclarecimento a pessoas com dúvidas sobre a validade do seu matrimónio, a proximidade em relação a mulheres envolvidas na prostituição para lhes dar ajuda.

Como o comum das pessoas, também os padres enfrentam dificuldades, ao nível pessoal e pastoral. Perante elas, considerou-se que o desafio é manter uma vida espiritual ordenada e fazê-la crescer, saber equilibrar as várias vertentes da própria vida, cultivar amizades, procurar colaboradores e confiar neles. Foi adiantada a sugestão de se fazer um inquérito a cada um dos padres sobre esta questão, conduzido pelo Serviço de Apoio ao Clero.

No período de informações, sobre o programa do centenário das Aparições, o reitor do Santuário de Fátima afirmou que as peregrinações jubilares serão a sua grande marca celebrativa, revelando que estão previstas peregrinações jubilares de alguns países como a Polónia, a Eslováquia e o Luxemburgo. A este propósito, surgiu a ideia de a Diocese de Leiria-Fátima, após as peregrinações vicariais, fazer também a sua, no dia da Igreja Diocesana, em outubro.

Nas intervenções, no início e na conclusão dos trabalhos, D. António Marto referiu que o crescimento e a renovação da Igreja faz-se a partir de Deus e da relação íntima com Ele, especialmente através da escuta da palavra de Deus, da vida no Espírito com os seus frutos e da misericórdia, que inclui perdão, reconciliação, correção fraterna e cura das feridas. Considerou que, na avaliação do Ano da Misericórdia, ficámos a saber que temos pouca ousadia, mas, por outro lado, sabemos que muitas boas ações fazem-se sem dar nas vistas e sem publicidade, ficam no silêncio. E concluiu apelando à responsabilidade de todos no cuidado de si próprios e na atenção e ajuda aos outros: “Precisamos de viver da misericórdia”, afirmou.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.


Obrigado a quem nos ajuda!

Estes são os nossos mais recentes benfeitores:

Se quiser fazer o seu donativo...

Por Multibanco:

Entidade: 21 800
Referência: 351 617 062
Valor: (*)

Obs:
* o mínimo permitido com esta referência é de 10,00€
Os donativos feitos por esta via não permitem identificar o remente.
Se não pretenderem anonimato, devem enviar um email ou sms a informar a oferta: 
gic@leiria-fatima.pt