Conselho Pastoral Diocesano reflete Diaconado e pedagogia da Reconciliação

O Diaconado permanente e o sacramento da Reconciliação foram os temas trabalhados pelo Conselho Pastoral Diocesano, no passado sábado, 16 de janeiro, no Seminário de Leiria.

Após a apresentação do P. Pedro Viva sobre o ministério do diaconado e o diálogo que se lhe seguiu, posta à votação a questão sobre se seria de ir por diante a sua implementação na Diocese de Leiria-Fátima, os conselheiros pronunciaram-se com unanimidade no sentido positivo.

Na reflexão sobre a vivência do sacramento da Reconciliação, foram apontados alguns aspetos críticos da situação atual, como a perda de sentido de pecado e o enfraquecimento da fé e a falta de “atrevimento” por parte dos pastores na proposta deste Sacramento. Entre as propostas adiantadas, destaca-se a necessidade de desenvolver catequeses adequadas sobre a fé, os sacramentos e a Reconciliação, partindo sempre do dom da misericórdia de Deus, cuidar da espiritualidade e da dimensão festiva e especialmente da pedagogia, sobretudo em relação às crianças e aos jovens, que inclui o bom acolhimento por parte dos confessores, a colaboração de fiéis leigos, a disponibilidade e os horários e lugares adequados.

A encerrar a sessão, D. António Marto assinalou alguns sinais positivos sobre a Reconciliação e lançou aos conselheiros a exortação: “Peço-vos que abraceis esta causa do Diaconado permanente”. E igualmente que se empenhem com entusiasmo no acolhimento à Virgem peregrina de Fátima, que visita Leiria-Fátima de 1 a 12 de maio próximo. Emocionado com os testemunhos de outras Dioceses, disse que nelas se tem verificado que “a ternura da Mãe toca o coração dos filhos”. Neste evento, afirmou, é “Nossa Senhora que se faz peregrina e nos visita nas nossas casas e nos nossos caminhos. Ela nos congrega e nos torna Igreja em saída” ao encontro dos irmãos em humanidade.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.