Comunidade Cristã da Golpilheira oficialmente constituída na paróquia da Batalha

Na Missa dominical do passado dia 11 de Outubro, foi oficialmente constituída a Comunidade Cristã da Golpilheira (CCG), como “entidade designativa do conjunto dos fiéis cristãos residentes na área da freguesia da Golpilheira”, continuando integrada na paróquia da Batalha.

Esta comunidade mantém uma vivência cristã regular, com Missa dominical, duas festividades anuais de relevo e outros atos de culto esporádicos, centro de catequese organizado e diversas infraestruturas ao seu serviço, em especial as três igrejas de Igreja de Nossa Senhora de Fátima, do Senhor Bom Jesus dos Aflitos e de São Bento. Tem também um sentimento comunitário vincado, nomeadamente, por ser já freguesia civil e pelo movimento associativo local. Não reunindo condições para ser paróquia, ou mesmo comunidade pastoral independente, esta forma foi considerada desejável para “promover condições e estruturas pastorais que concorram para uma maior unidade e identidade desta comunidade, tendo sempre em vista o crescimento da vida cristã dos seus membros”.

A ata da constituição foi assinada pelo pároco e pelos cerca de 50 elementos do novo Conselho Administrativo e Pastoral, órgão de dinamização e coordenação do trabalho pastoral na CCG, responsável por que “nela seja anunciada a Palavra de Deus, celebrada a liturgia e vivido o amor fraterno, bem como praticada a solidariedade social, de modo especial para com os mais necessitados”.

Além da gestão económica e do património, assegurada pelas comissões das igrejas locais nele integradas, o Conselho está estruturado em diversas equipas de trabalho, como a dinamização litúrgica, catequética e da pastoral social, a organização de eventos e o acompanhamento da obra de requalificação do principal centro de culto. Esta é uma obra de vulto atualmente em curso, representando um investimento na ordem dos 300 mil euros, prevendo-se a sua inauguração para Maio do próximo ano. Será este o primeiro grande desafio a vencer pela nova comunidade, cujos fiéis estão a mobilizar-se empenhadamente para garantir as verbas necessárias.

 

Festa da Catequese

No mesmo dia 11 de Outubro, iniciaram-se as várias atividades do novo ano pastoral, com especial destaque para a catequese. Foi, por isso, um dia de festa, com muitas crianças, jovens e adultos a encherem por completo o salão, onde é celebrada a Eucaristia enquanto decorrem as obras da igreja. Depois da Missa, realizou-se um pequeno-almoço dominical, outra proposta que irá manter-se durante o tempo necessário para a angariação de fundos, seguindo-se um breve encontro de cada catequista com os seus alunos e pais.

Após o almoço, todos voltaram a reunir-se, desta feita na igreja de São Bento, para uma oração mariana preparada pelos jovens crismados no ano passado. Terminando em procissão com a imagem de Nossa Senhora, a oração deu lugar a um leilão de ofertas e ao convívio que manteve as cerca de duzentas pessoas naquele espaço até ao final da tarde.

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.