1. A caminho, em transformação pastoral
A Igreja inteira está empenhada num caminho de renovação, inspirado pela presença do Espírito Santo, que orienta todos os batizados em caminho sinodal de comunhão, missão e participação corresponsável. Esta atitude renovadora, que o Papa Francisco chama “conversão pastoral”, procura escutar, hoje como tantas outras vezes no passado, a voz do Espírito que, desde o Pentecostes, tem guiado a Igreja ao longo dos séculos, para viver e levar ao mundo a alegria transformadora do Evangelho do Senhor Jesus.
Os tempos de profunda transformação social, espiritual e cultural em que vivemos, requerem de nós modos novos de pensar, viver e agir, para sermos fiéis à fé que recebemos. Fiéis ao caminho sinodal em curso, somos chamados a uma renovada atenção à voz de Deus, na escuta da Sua Palavra, na oração, no diálogo e na busca daquilo que Ele quer para a nossa Igreja. Essa escuta de Deus e dos irmãos conduz-nos a uma atitude de abertura e disponibilidade para acolher e participar ativamente na vida e missão das nossas comunidades, cada um segundo a graça e os dons recebidos.
Este caminho de transformação requer também uma renovada organização pastoral. No seguimento da reflexão proposta na Carta Pastoral de 4 de outubro de 2023 – “Pelo Batismo, somos Igreja viva e peregrina” – e continuada ao longo do ano pastoral, nas paróquias, vigararias e grupos de sacerdotes, tendo em conta os recursos de que dispomos, chegou-se à elaboração do projeto de articulação pastoral da Diocese, organizando as 73 Paróquias em 17 Unidades Pastorais e 7 Vigararias, como consta da lista descritiva e do mapa que acompanham este comunicado.
A Paróquia é a comunidade básica de referência da organização pastoral da Igreja Diocesana. É nela que nascemos como filhos e filhas de Deus pelo batismo e nos tornamos irmãos e irmãs na Igreja. É também nela que nos empenhamos ativamente na vida e missão da comunidade, tornando-nos corresponsáveis na sua organização e no serviço aos outros. As paróquias não desaparecem nem perdem importância. Pelo contrário, é fundamental (até pela diminuição do número de sacerdotes) que se criem em cada paróquia os ministérios e serviços que assegurem a vitalidade e a força missionária, em comunhão corresponsável com os sacerdotes e em articulação com as outras paróquias da Unidade Pastoral.
A Unidade Pastoral (UP) é um agrupamento de paróquias servidas e coordenadas por uma Equipa Presbiteral, formada por dois ou três sacerdotes, um dos quais é Moderador e coordena o trabalho em comum, em que todos são corresponsáveis pelo conjunto das paróquias. Também os leigos e religiosos de cada paróquia são convidados a envolver-se neste trabalho comum da sua UP, a partir dos ministérios e serviços que desempenham nas próprias comunidades: nos Conselhos Pastorais e Económicos, na Liturgia, na Catequese, na Pastoral Juvenil e Vocacional, na Pastoral Social em favor dos que mais precisam, etc. Assim, em comunhão com a Equipa Presbiteral, poderemos servir melhor a vida e a missão da Igreja.
A Vigararia, presidida pelo Vigário Forâneo, tem um papel intermédio muito importante, para assegurar que todas as paróquias e unidades pastorais sejam organismos ativos, na comunhão de toda a Igreja diocesana. Além disso, assumir-se-á, no âmbito do caminho sinodal em curso, como lugar de discernimento e lançamento de novos processos de anúncio, iniciação, formação e partilha cristãs, promovendo, como sempre tem feito, a colaboração e a elaboração de respostas pastorais adequadas às situações concretas das comunidades que a compõem. Neste novo contexto, é importante que na dinâmica vicarial participem ativamente, não apenas os sacerdotes, mas também os responsáveis laicais das UP.
2. Plano da constituição das Unidades Pastorais
O esquema e o mapa da reorganização pastoral da Diocese – 73 Paróquias, 17 Unidades Pastorais e 7 Vigararias – são fruto de um caminho bastante discutido e avaliado, que foi crescendo em consenso ao longo de mais de um ano, com o contributo dos sacerdotes que servem as comunidades e dos leigos que participaram no processo, a partir das suas paróquias e vigararias.
É o enquadramento territorial do caminho sinodal em curso, que deve servir para motivar e coordenar as atitudes de comunhão, missão e participação ativa de cada um, segundo o chamamento que Deus lhe dirige. No futuro, se a experiência revelar útil e conveniente, a organização pode ser retocada e melhorada. Neste momento, comecemos por empenhar-nos em dar-lhe vida, acolhendo a voz do Senhor que nos chama a trabalhar na sua seara.
Segundo o plano previamente anunciado, no ano pastoral 2024/25, dar-se-á início à constituição das Unidades Pastorais. No mês de setembro de 2024, serão constituídas as UP de Marrazes e Ourém, com as respetivas Equipas Presbiterais. Outras UP estão em processo de formação e devem ter início em seguida. Algumas nomeações de sacerdotes, para além daqueles que fazem parte das primeiras duas UP agora anunciadas, têm já em conta a próxima criação de outras UP.
Estou bem ciente das legítimas expectativas que ao longo do processo de reflexão se foram criando, quer nas comunidades, quer nos membros do nosso Presbitério, que desejariam soluções mais imediatas. Esses apelos não ficam esquecidos. Por outro lado, tratando-se de uma realidade nova, em muitos aspetos, é necessário ter tempo para esclarecer dúvidas, atender às dificuldades que cria a mudança, para encontrar soluções partilhadas e realmente transformadoras. Não perdemos de vista os objetivos que nos movem, mas avançamos nessa direção sem queimar etapas, para que, guiados pelo Espírito do Senhor, possamos caminhar juntos, partilhando e anunciando com alegria o seu Evangelho. Continuemos a pedir ao Senhor que seja Ele a guiar este nosso caminho de renovação.
Senhor Jesus, Bom Pastor,
que prometeste estar sempre connosco
até ao fim dos tempos,
conduz-nos hoje pelo teu Espírito,
como discípulos e apóstolos,
no caminho da comunhão
e de um renovado serviço pastoral.
Maria, Mãe de Jesus e Mãe da Igreja,
que te juntaste à oração dos discípulos do teu Filho
a implorar o dom do Espírito que tudo renova
e os acompanhaste em missão pelo mundo,
ensina-nos também a nós, hoje,
a orar e a escutar juntos a voz do Pai do Céu,
e a levantar-nos e partir sem demora, como tu,
para levar a todos o Evangelho do teu Filho Jesus.
3. Constituição das Unidades Pastorais de Marrazes e Ourém
De acordo com o plano de Conversão Pastoral da Diocese de Leiria-Fátima, serão oficialmente criadas, no próximo mês de setembro, duas Unidades Pastorais (UP), confiadas ao cuidado de Equipas Presbiterais, como em seguida se descreve.
Unidade Pastoral de Marrazes (UP 2)
A UP 2 de Marrazes, da Vigararia de Leiria, é constituída pelas seguintes paróquias: Marrazes, Azoia, Barosa, Parceiros.
É confiada ao cuidado da Equipa Presbiteral composta pelos seguintes padres: P. Bertolino Vieira, P. José Martins Alves, P. Vítor José Mira de Jesus.
Ao P. Luís Inácio João, que cessa funções como Pároco de Parceiros e passa à situação de Presbítero Emérito, dirijo, em nome de toda a Diocese, um profundo agradecimento, dando também graças a Deus, pelo dom de uma vida dedicada ao serviço do Seu Povo.
Unidade Pastoral de Ourém (UP 12)
A UP 12 de Ourém, da Vigararia de Ourém, é constituída pelas seguintes paróquias: Alburitel, Nossa Senhora das Misericórdias, Nossa Senhora da Piedade, Seiça.
É confiada ao cuidado da Equipa Presbiteral composta pelos seguintes padres: P. Jorge Manuel Faria Guarda, P. Joaquim Domingos Luís (SVD), P. Nicodemus Moruk (SVD).
Com a criação desta UP, passa à situação de Presbítero Emérito, o P. José Luís de Jesus Ferreira, a quem dirijo um profundo agradecimento, em nome de toda a Diocese, louvando o Senhor, pelo dom da vida deste Seu Presbítero. Agradeço também a sua disponibilidade para colaborar, na medida das suas energias e saúde, no serviço pastoral a esta UP.
Além da já mencionada colaboração do P. José Luís de Jesus Ferreira, a UP de Ourém contará igualmente com a idêntica colaboração dos Presbíteros Eméritos, P. António Pereira Faria e P. Artur Ribeiro de Oliveira.
No decreto de instituição de cada Unidade Pastoral, a ser publicado no início de setembro, será nomeado para cada UP um Moderador da Equipa Presbiteral. Além disso, cada um dos padres será também nomeado Pároco responsável de uma ou mais paróquias. Deste modo, cada paróquia terá sempre um pároco especificamente nomeado, que preside à comunidade paroquial. Por outro lado, os párocos terão jurisdição canónica “em conjunto” (in solidum) para a ação pastoral em todas as paróquias, exercendo em equipa o seu serviço a toda a Unidade Pastoral.
4. Outras nomeações
Para além das nomeações para estas duas primeiras Unidades Pastorais, outras mudanças de sacerdotes se tornam necessárias, para acudir às necessidades das paróquias. As mudanças abaixo anunciadas têm já em vista a constituição das outras Unidades Pastorais, que vai prosseguir durante o ano pastoral de 2024/2025. Agradeço e peço a compreensão e colaboração de todos os intervenientes e das comunidades, nesta fase de transição. As nomeações são as seguintes:
P. André Antunes Batista
- Pároco das paróquias de Barreira e Cortes, substituindo o P. Bertolino Vieira.
- Vigário Paroquial das paróquias de Leiria e Cruz da Areia, onde é pároco o P. José Augusto Pereira Rodrigues, sendo mutuamente vigários pastorais um do outro.
- Cessa funções como Pároco de Azoia e Barosa.
P. José Augusto Pereira Rodrigues
- Vigário Paroquial das paróquias de Barreira e Cortes, onde é pároco o P. André Antunes Batista, sendo mutuamente vigários pastorais um do outro.
- Continua com todos os outros encargos pastorais que vem desempenhando.
Colaborações:
- Os Padres Augusto Gomes Gonçalves e P. Luís Inácio João, Presbíteros Eméritos, colaboram com os párocos acima nomeados nas paróquiasde Barreira, Cortes, Cruz da Areia e Leiria.
P. Rui Acácio Amado Ribeiro
- Pároco das paróquias de Porto de Mós, substituindo o P. José Martins Alves, e Alqueidão da Serra, substituindo o P. Vítor José Mira de Jesus.
- Cessa funções como Pároco de Marrazes.
P. Luís Manuel Rodrigues Ferreira (MM)
- Administrador Paroquial da Paróquia de Alcaria. Substituindo o P. Vítor José Mira de Jesus.
- Continua com os outros encargos pastorais que desempenha.
Nota sobre a situação do P. Tiago Alexandre de Jesus Silva
- O P. Tiago Alexandre de Jesus Silva tem passado por problemas de saúde, tendo sido hospitalizado, encontrando-se em período de recuperação, o que condiciona o seu serviço pastoral. Continuamos a acompanhar com a nossa oração e amizade o seu estado de saúde, pedindo ao Senhor a sua recuperação.
Leiria, 12 de agosto de 2024
♰ D. José Ornelas, Bispo de Leiria-Fátima
ANEXOS
I – Vigararia de Leiria (2 UP – 9 Paróquias)
UP 1 Leiria, Barreira, Cortes, Cruz da Areia, Pousos (5 Paróquias)
UP 2 Marrazes, Azoia, Barosa, Parceiros (4 Paróquias)
II Vigararia da Marinha Grande (1 UP – 4 Paróquias)
UP 3 Marinha Grande, Alpedriz, Maceira, Pataias (4 Paróquias)
III Vigararia do Vale do Lis (3 UP – 12 Paróquias)
UP 4 Monte Real, Amor, Carvide, Vieira de Leiria (4 Paróquias)
UP 5 Monte Redondo, Bajouca, Coimbrão, Souto da Carpalhosa (4 Paróquias)
UP 6 Milagres, Bidoeira, Ortigosa, Regueira de Pontes (4 Paróquias)
IV Vigararia de Colmeias (3 UP – 13 Paróquias)
UP 7 Colmeias, Carnide, Meirinhas, Memória, Vermoil (5 Paróquias)
UP 8 Albergaria dos Doze, Espite, Matas, São Simão de Litém (4 Paróquias)
UP 9 Caranguejeira, Arrabal, Boa Vista, Santa Eufémia (4 Paróquias)
V Vigararia de Ourém (3 UP – 14 Paróquias)
UP 10 Caxarias, Cercal, Gondemaria, Olival, Urqueira (5 Paróquias)
UP 11 Freixianda, Casal dos Bernardos, Formigais, Ribeira do Fárrio, Rio de Couros (5 Paróquias)
UP 12 Ourém: Alburitel, N. S. da Piedade, N. S. das Misericórdias, Seiça (4 Paróquias)
VI Vigararia de Fátima (1 UP – 4 Paróquias)
UP 13 Fátima, Atouguia, Santa Catarina da Serra, São Mamede (4 Paróquias)
VII Vigararia do Vale do Lena (4 UP – 17 Paróquias)
UP 14 Polge: Alcaria, Alvados, Minde, Mira de Aire, Serra de Santo António (5 Paróquias)
UP 15 Porto de Mós, Alqueidão da Serra, Arrimal, Mendiga, São Bento, Serro Ventoso (6 Paróquias)
UP 16 Aljubarrota, Juncal, Pedreiras (3 Paróquias)
UP 17 Batalha, Calvaria, Reguengo do Fetal (3 Paróquias)
https://drive.google.com/file/d/1xHcE4EZ3h1BQtc3KPdRplSh95A2kxJ_Z
https://drive.google.com/file/d/1LwqpsvtqEZy44kGeat02dbvBWWXsz0Ec