Comunicado sobre manifestações religiosas no atual contexto da pandemia

Comunicado do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa sobre manifestações religiosas no atual contexto da pandemia

Comunicado do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa sobre manifestações religiosas no atual contexto da pandemia

1. O número 79 das orientações de 8 de maio de 2020 da Conferência Episcopal Portuguesa, que continuam em vigor, diz o seguinte: “Peregrinações, procissões, festas, romarias, concentrações religiosas, acampamentos e outras atividades similares em grandes grupos, passíveis de forte propagação da epidemia, continuam suspensas até novas orientações”.

2. A atual situação pandémica que se vive em Portugal revela melhorias segundo os indicadores que são públicos, em grande parte devido ao bom andamento do processo de vacinação da população, o que não impede que se continue, com responsabilidade solidária, a observar todos os cuidados de saúde.

3. Na conferência de imprensa de 12 de maio, o Secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, leu o que foi decidido na reunião do Conselho Permanente nesse dia: “A Conferência Episcopal reafirma as orientações em vigor em relação às celebrações litúrgicas. Em relação a outras formas de manifestação religiosa, seguimos as orientações da Direção Geral de Saúde quanto a manifestações deste género, nomeadamente o número de pessoas, o distanciamento social, as regras de higienização e o uso de máscaras”.

4. Nesse sentido, as atividades religiosas referidas no número 79 das orientações de 8 de maio de 2020 só poderão realizar-se, após cuidada ponderação e avaliação de riscos pela autoridade diocesana, desde que se observem todas as regras sanitárias e de segurança e se obtenha o acordo das autoridades competentes.

Lisboa, 17 de maio de 2021

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.