Comunicado: Nomeações para as Paróquias e Seminário Diocesano

Estas nomeações entram em vigor à data da tomada de posse dos novos cargos. São propositadamente contidas, a fim de que se possa proceder, ao longo do próximo ano, a uma reflexão sobre a organização da vida e missão da nossa Igreja Diocesana.
http://lefa.pt/?p=53658

José Ornelas Carvalho, Bispo de Leiria-Fátima, a fim de prover às necessidades pastorais da Diocese, após diálogo com os interessados e com outros responsáveis da atividade pastoral, nomeia os presbíteros em seguida mencionados para as funções que lhes são confiadas:

Pe. Manuel Armindo Pereira Janeiro

  • Reitor do Seminário Diocesano de Leira.
  • Acumula estas funções com o cargo de Vigário-Geral da Diocese, substituindo o Pe. José Augusto Pereira Rodrigues.

Pe. José Augusto Pereira Rodrigues

  • Pároco das Paróquias de Leiria e de Cruz da Areia.
  • Substitui o Pe. Fábio Manuel Carvalho Bernardino, até agora Administrador Paroquial destas duas paróquias.
  • Cessa funções como Reitor do Reitor do Seminário Diocesano de Leiria.

Pe. Tiago Alexandre de Jesus Silva

  • Vigário Paroquial das Paróquias de Leiria e de Cruz da Areia.
  • Cessa funções como Vigário Paroquial das paróquias da Batalha e de Reguengo do Fetal.
  • Com esta nomeação, cessam funções de Vigários Paroquiais de Leiria e da Cruz da Areia o Pe. Jorge Manuel Faria Guarda e o Pe. Augusto Gomes Gonçalves.

Pe. Jorge Manuel Faria Guarda

  • Pároco da paróquia de Nossa Senhora da Piedade de Ourém.
  • Administrador Paroquial da Paróquia de Gondemaria.
  • Substitui, nestas funções, o Pe. Manuel Armindo Pereira Janeiro.
  • Cessa funções como Vigário-Geral da Diocese e como Vigário Paroquial da Cruz da Areia.

Pe. Fábio Manuel Carvalho Bernardino

  • Pároco das paróquias de Vermoil e de Meirinhas.
  • Cessa funções como Administrador Paroquial das paróquias de Leiria e de Cruz da Areia.
  • Substitui o Pe. Orlandino Barbeiro Bom, até agora pároco destas duas paróquias.

Pe. Orlandino Barbeiro Bom

  • Pároco das Paróquias de Coimbrão e de Monte Redondo.
  • Substitui o Pe. João Pereira Feliciano, até agora Administrador Paroquial da Paróquia de Monte Redondo e o Pe. Sérgio Lopes Fernandes, até agora Administrador Paroquial da Paróquia de Coimbrão.
  • Cessa funções como Pároco das Paróquias de Vermoil e de Meirinhas.

Pe. Ailton Rodrigues Lopes, SVD

  • Pároco “in solidum” das Paróquias de Minde e Serra de Santo António, por indicação do Superior Provincial dos Missionários do Verbo Divino (SVD).
  • Substitui o Pe. Charlie Carpio Bardaje, SVD, que parte para outra missão na sua Congregação, com a profunda gratidão da nossa Diocese e das comunidades de Minde e da Serra de Santo António, que serviu nos últimos anos.

Louvo o Senhor pelo serviço prestado pelos padres que deixam funções nas nossas comunidades, nestes tempos desafiadores que atravessamos. Que o Bom Pastor seja sempre a sua recompensa, alegria e força. 

Quero exprimir especial gratidão aos sacerdotes que intensificaram o serviço que já prestavam para assegurarem o cuidado pastoral, como Administradores Paroquiais, às comunidades que ficaram sem os seus párocos, já depois de ter começado o ano pastoral. Agradeço igualmente aos sacerdotes diocesanos e religiosos que, com eles, deram uma preciosa colaboração às nossas comunidades durante este ano, alguns dos quais continuarão ainda no próximo ano. Um muito especial reconhecimento é também devido aos leigos que se empenharam nas comunidades e, com o seu serviço generoso, juntamente com os sacerdotes, tornaram possível a vida e a missão das comunidades.

Esta convergência de boa vontade e serviço generoso, suscitada pelo Espírito do Senhor que age entre nós, será importante para a transformação pastoral de que se impõe para a renovação pastoral da nossa Igreja diocesana. Por isso, agradeço a todos os sacerdotes que assumem novas missões pela dedicação livre e generosa com que colaboraram na busca de soluções pastorais para as nossas comunidades. 

Às comunidades envolvidas no processo de mudança, peço que participem dos mesmos sentimentos de gratidão para com os sacerdotes que estiveram ao seu serviço até este momento e que acolham, com fé e carinho, os que chegam para continuar esta missão.

Estas nomeações entram em vigor à data da tomada de posse dos novos cargos, data essa que deve ser combinada entre quem deixa o cargo e quem o assume, sob a coordenação do Vigário-Geral.

Estas mudanças são propositadamente contidas, a fim de que se possa proceder, ao longo do próximo ano, a uma reflexão sobre a organização da vida e missão da nossa Igreja Diocesana, segundo o caminho sinodal em que estamos todos empenhados, para assegurar, com a força e a luz do Espírito do Senhor, a vida e a missão a que ele nos convoca.

Outras nomeações complementares de ofícios pastorais, nas Paróquias e na Diocese, serão oportunamente dadas a conhecer no mês de setembro.

Leiria, 13 de Julho de 2023, aniversário da dedicação da Catedral da Diocese.

♰ José Ornelas, Bispo de Leiria-Fátima

COMUNICADO
https://drive.google.com/file/d/18DvfpH0g6BiFCajrc3NwrVuzynvqf72B

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress