Responsáveis pastorais de várias paróquias da zona de Neuss, na região de Dusseldorf, Alemanhã, vieram conhecer a região.
Depois de uma semana em Portugal onde, de forma lúdica, procuraram conhecer a realidade nacional para melhor entender as ambições das novas gerações de emigrantes portugueses, aqueles responsáveis regressaram satisfeitos por terem cumprido com os objetivos primeiros e “emocionados por terem reencontrado amigos e antigos vizinhos”, recorda João Marques, ex-emigrante alemão que acompanhou a comitiva em Portugal.
De entre as atividades, o grupo visitou o Parlamento e reuniu com diversos movimentos católicos. Na diocese de Leiria-Fátima, o grupo visitou Fátima (Cova da Iria, Aljustrel e Valinhos), Batalha e Monte Real. Pernoitou em Carvide, onde se juntou à comunidade de ex-emigrantes da região de Neuss, e foi acolhido pelo grupo de Escuteiros Local.
Desde a década de 1960 que Neuss é um dos destinos alemães preferidos dos portugueses, acolhendo atualmente uma grande comunidade de emigrantes, nomeadamente da diocese de Leiria-Fátima. Um número que volta a crescer com esta mais recente vaga de emigração, fruto das dificuldades económicas nacionais.