Colégio de Nossa Senhora de Fátima realiza “Via Lucis” on-line

Estiveram presentes cerca de 50 famílias, alguns colaboradores e as irmãs da casa. O caminho constou de 14 estações, percorrendo os diferentes episódios de encontro entre Jesus e os discípulos mais próximos.

No passado dia 16, sexta-feira, ao início da noite, o Colégio de Nossa Senhora de Fátima realizou uma oração on-line com toda a comunidade educativa. Resolveu, este ano, escolher a “Via Lucis”, o “Caminho da Luz”, em lugar da habitual “Via Sacra” e, por esse facto, realizá-la, não na Quaresma, mas no tempo Pascal. Foi programada pela equipa de pastoral do Colégio e presidida pelo padre Fábio.

Estiveram presentes cerca de 50 famílias, alguns colaboradores e as irmãs da casa. O caminho constou de 14 estações, percorrendo os diferentes episódios de encontro entre Jesus e os discípulos mais próximos.

E porquê a Via Lucis?

Porque, se é bom para um cristão meditar nos sofrimentos de Cristo, seguir o Seu caminho até ao Calvário, até à Sua crucifixão e morte por nosso amor e assim procurar identificar-se com Ele na compaixão pelos irmãos mais sofridos, também é necessário olhar para Ele, vendo-O sair do sepulcro, vencedor da morte e do pecado.

De facto, a Ressurreição é o ponto culminante da nossa fé: “… se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé e permaneceis ainda nos vossos pecados…. E se nós temos esperança em Cristo apenas para esta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens” – diz-nos São Paulo na sua carta aos Coríntios, cap. 15.

É, portanto, essencial a um cristão testemunhar Cristo vivo, Cristo ressuscitado. 

E a Via Lucis, percurso dos momentos em que Jesus se manifesta aos seus discípulos depois de ter ressuscitado, é um meio útil e muito belo de oração meditativa que ajuda o cristão a identificar-se com o Senhor e a testemunhar o Seu triunfo sobre a morte, a interiorizar a grande alegria, a grande verdade da sua fé: a morte, o pecado, a guerra, não têm a última palavra: Cristo está vivo, o amor é mais forte, a última palavra é de Deus! 

Ir. Maria Manuela dos Anjos (Diretora Geral do Colégio)

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.