O Colégio Conciliar de Maria Imaculada, das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, na Cruz da Areia, iniciou no passado dia 4 de outubro as comemorações do 75.º aniversário da sua fundação.
A figura central do evento foi o patrono do colégio, São Francisco de Assis, que tem a sua festa litúrgica neste mesmo dia. Assim, durante a manhã, no renovado campo de jogos, alunos e professores dos quatro ciclos de ensino, num total de cerca de 800 pessoas, dançaram e cantaram ao som da música “Um dia eu sonhei”, dedicada a este santo. Enquanto o movimento, a cor e a música marcavam este momento, os alunos alinhavam-se para formar a expressão “CCMI 75”, ladeados por faixas com algumas das palavras que sintetizam a mensagem do patrono: “paz, bem, perdoar, esperança, fé, luz, alegria e amor”.
“O objetivo de congregar todos os alunos e professores em simultâneo numa única atividade, permitindo a vivência de uma parte da mensagem deste santo, foi plenamente alcançado”, refere uma nota enviada pelo Colégio ao Presente.
À noite, no auditório Ir. Maria Clara, realizou-se a sessão solene de abertura do ano letivo e de início das comemorações dos 75 anos, com a presença de atuais e antigos alunos, pais, professores e funcionários. Marcaram também presença algumas personalidades convidadas, como o Bispo diocesano, D. António Marto, o vigário geral da Diocese, padre Jorge Guarda, o presidente do Município de Leiria, Raul Castro, a vereadora da Educação, Anabela Graça, e o presidente da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, José Cunha, bem como muitas irmãs e a Madre Provincial da congregação.
O serão foi preenchido com momentos culturais e artísticos, além dos discursos dos responsáveis do colégio e entidades convidadas e de alguns testemunhos por um ex-aluno, um ex-professor e um ex-pai. Momento alto foi, ainda, a entrega de diplomas de Quadro de Mérito a 31 alunos, do diploma CCMI Excelência a uma turma e da Câmara Municipal de Leiria como instituição parceira, “pelos muitos projetos a que o CCMI aderiu e pela colaboração prestada em visitas pedagógicas, palestras e atividades de campo”.
Na sua saudação, o Bispo diocesano sublinhou o significado desta celebração, dizendo que “há datas que encerram uma história feita de muitos rostos e nomes próprios” que é preciso lembrar, narrar e celebrar. Em nome próprio e da Diocese, expressou os parabéns ao Colégio e manifestou o reconhecimento “por tudo o que de bom e belo nele se faz e irradia para a cidade, a sociedade e a Igreja” com as marcas cristãs e franciscanas da “fraternidade, alegria e paz”.
A terminar, foi feita no exterior uma breve evocação a Maria Imaculada, junto da sua estátua – o ex-libris do Colégio –, seguindo-se um momento de convívio à volta do bolo de aniversário.
As celebrações dos 75 anos terão mais três momentos significativos neste ano letivo: o Dia da Padroeira a 8 de dezembro, as Jornadas Pedagógicas a 4 de março e o Dia dos Antigos Alunos e Colaboradores a 30 de abril. O encerramento das comemoração será novamente no dia de São Francisco, a 4 de outubro de 2017.