Colégio Conciliar de Maria Imaculada celebrou Festa de São Francisco

O Colégio Conciliar de Maria Imaculada (CCMI), na Cruz da Areia celebrou, no dia 3 de outubro, a Festa de São Francisco, patrono daquela instituição.

A culminar um percurso preparatório, que envolveu toda a escola, um frade verdadeiro – frei Paulo, do Convento da Portela – e meia-dúzia de outros “frades” passaram pelas salas e corredores convidando os alunos para a “grande assembleia”, no recreio, ao som do instrumental  “Fratello sole sorella luna”. Depois, numa pomba “gigante”, cada turma colocou “penas” com um compromisso – de todos serem instrumentos de paz, como Francisco…

A celebração terminou com a bênção proferida pelo frei Paulo, seguida de uma apoteótica largada de pombas – tal o desejo de se difundir a Paz e o Bem pelo mundo fora.

A Festa de São Francisco teve o seu início na véspera, com a sessão solene de abertura do ano letivo. Além de alunos, pais, professores, irmãs e funcionários, estiveram presentes o padre Gonçalo Diniz, em representação do bispo diocesano, Anabela Graça, vereadora da educação do município de Leiria, António Simões, da União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, Nuno Mangas Pereira, presidente do IPL, e José Faria, da direção da Associação de Pais.

Depois dos discursos “institucionais” da diretora administrativa, irmã Salomé Gonçalves, e do diretor pedagógico, Jorge Cotovio, houve dois momentos culturais, um proporcionado pelos “bailarinos” alunos do colégio, João Gomes, António Casalinho e Francisco Gomes, e o outro oferecido pela “cantora” Diana Costa e a “pianista” Inês Costa, ambas ex-alunas. A propósito do tema do ano, “Família e Escola, um futuro de esperança”, houve um significativo testemunho do casal Madalena e Artur Costa, pais de ex e atuais alunos do CCMI.

Foram depois entregues os diplomas aos cerca de 70 alunos contemplados com os quadros de mérito e de louvor, aludindo-se igualmente aos 32 projetos desenvolvidos, e aos nove primeiros prémios alcançados, quatro dos quais a nível nacional.

O CCMI aproveitou a ocasião para distinguir uma instituição parceira – o Instituto Politécnico de Leiria – como reconhecimento da excelente relação mútua desenvolvida entre ambas as escolas ao longo dos anos –, assim como homenagear a funcionária Carolina Neves, recentemente aposentada. 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.