Chefe nacional inaugura exposição dos 90 anos dos escuteiros de Leiria

O chefe nacional do Corpo Nacional de Escutas (CNE), Norberto Correia, vai estar presente na inauguração da exposição comemorativa do 90.º aniversário do escutismo na diocese de Leiria-Fátima, no dia 20 de março, às 21h30.

Segundo nota enviada ao PRESENTE, espera-se ainda a participação de diversas entidades religiosas e civis, bem como os antigos chefes regionais e os chefes dos 34 agrupamentos que compõem a Região Escutista de Leiria.

A mostra tem como objetivo retratar a evolução do movimento nesta região nas últimas nove décadas, “através da ilustração de atividades de formação individual, coletiva, física, espiritual, intelectual e de pedagogia pelo jogo”. Ficará patente até ao final do ano, na rua de Alcobaça n.º 28, junto ao edifício dos aços do Concelho, em Leiria.

 

História e atualidade

Desde que o Grupo n.º 14 foi fundado, junto à Sé de Leiria, em 1925, que o escutismo “tem contribuído para a educação das crianças, adolescentes e jovens adultos”. Aljubarrota foi, inclusivamente, o local escolhido para o 1.º Acampamento Nacional, em 1926, “o que demonstra bem a dinâmica que, desde cedo, tem sido revelada pelos jovens escuteiros e dirigentes locais”, lembra o CNE de Leiria.

De facto, o método pedagógico escutista, criado por Baden Powell, continua atual ao fim de 108 anos e “é por ele que os 2700 escuteiros dos 34 agrupamentos da Diocese orientam, diariamente, as suas vidas, com o propósito de deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraram”. Como confirma o chefe regional, Pedro Ascenso, “a força do escutismo é a força das crianças e jovens; por mais problemas e obstáculos que apareçam, a dinâmica, jovialidade e alegria do escutismo falam mais alto, impelem e forçam para irmos mais além”.

Recordamos que a celebração deste 90.º aniversário terá a cidade de Leiria como cenário principal, mas estender-se-á a outros locais e iniciativas, tanto para escuteiros como para familiares e diocesanos em geral. Nesse sentido, será também assinalado com especial referência na próxima peregrinação diocesana a Fátima, no dia 22 de março.

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.