O Centro Paroquial de Assistência do Juncal, IPSS da freguesia do Juncal, comemora por ocasião do Dia do Pai e de São José, 19 de março, 63 anos ao serviço da comunidade.
Depois de uma casa completamente renovada e com capacidade redobrada, a instituição vive presentemente dias de euforia e animação, por ocasião do seu aniversário, onde junta pequenos e graúdos à volta das suas comemorações.
A decorrer ao longo de todo o mês de março, a comemoração do aniversário do CPAJ incluiu aulas abertas de judo, de música, sessões de ginástica, hora do conto pais e filhos, sessão de teatro, largada de balões e festa de aniversário/parabéns.
Incluiu ainda uma vasta atividade solidária, com uma recolha de fundos pelas famílias e venda de produtos alimentares ao longo de várias semanas, que se traduziu na angariação de 2.650€ com o intuito de adquirir para os Bombeiros do Juncal um DAE – desfibrilhador automático externo, que irá integrar a nova ambulância daquele corpo de Bombeiros.
A celebração do aniversário incluiu ainda a dramatização e apresentação por um grupo de pais da instituição, “pais unidos por uma causa”, de uma peça de teatro alusivo à pascoa, cujos proveitos da bilheteira reverteram também para aquela causa de apoio aos Bombeiros. Crianças e adultos vibraram com tamanha emoção e divertimento! Ainda durante este evento foi agraciada uma colaboradora da instituição, D. Natália Rodrigues, que deixou de prestar serviço por se ter reformado, e à qual foram dirigidas palavras de apreço pela sua dedicação e carinho, bem como uma prenda simbólica pela sua nova fase de vida.
Como ponto alto das celebrações, foram empossados os novos elementos da direção e do conselho fiscal, convidados a participar na celebração eucarística por ocasião do Sábado de Ramos, onde assumiram perante a comunidade o compromisso de zelar pelos destinos da Instituição. Durante a homilia, o padre António e presidente da direção enalteceu o importante trabalho que a instituição tem desenvolvido ao longo de décadas no apoio às famílias e no desenvolvimento comunitário.
Recorde-se que a instituição tem ao seu serviço cerca de 32 colaboradores, dando apoio a mais de 250 crianças, entre as respostas sociais de creche, pré-escolar, caf e gabinete de apoio à família.
Lúcio Alves