Centenário das aparições do Anjo assinalado em Aljustrel e nos Valinhos

O Santuário de Fátima vai promover, nos próximos dias 24 a 26 de junho, em Aljustrel e nos Valinhos, uma experiência multimédia que assinala 100 anos de história das aparições do Anjo aos três pastorinhos.

O percurso imersivo multimédia “A Luz do Anjo”, da autoria do ateliê Ocubo, é um evento encomendado pelo Santuário de Fátima para a celebração do centenário das aparições do Anjo aos pastorinhos. Este projeto, que integra o programa oficial do Centenário das Aparições de Fátima, propõe-se dinamizar alguns dos lugares e itinerários que levam milhares de peregrinos a visitar o Santuário e toda a região envolvente.

O percurso imersivo multimédia é composto por projeções de “video mapping” nas fachadas das casas dos Videntes, nos locais das três aparições – Poço do Arneiro e Loca do Cabeço – e no monumento dos Valinhos. Para complementar esta experiência multimédia, há um trabalho de design de luz adaptado à natureza que envolve os locais das projeções.

A narrativa guia o espetador pelos acontecimentos que se passaram nestes lugares, dando a conhecer a vida e a espiritualidade dos seus protagonistas, com uma abordagem intimista e sensorial. Levado a reviver esses momentos de modo introspetivo e em oração, cada um poderá experienciar este espaço de um modo novo, à noite, numa viagem pelo tempo em que o silêncio interior se imporá.

Num ponto intermédio do percurso, e fazendo uma ponte para a celebração do centenário das aparições de Nossa Senhora, no próximo ano, uma projeção dos vitrais da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima no monumento que assinala a aparição mariana de agosto, nos Valinhos, apresentará, de modo luminoso e graficamente animado, uma síntese das aparições da Senhora do Rosário.

Este evento, que tem contado com assessoria de conteúdos do Santuário de Fátima, integra o programa cultural do Simpósio Teológico-Pastoral que se realiza no Centro Pastoral de Paulo VI, entre os dias 24 e 26 de junho, intitulado “Eu vim para que tenham vida. A vida que brota de Deus no acontecer da história”.

Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress