No dia 23 de junho, a igreja paroquial da Ribeira do Fárrio acolheu a celebração do Crisma de 25 jovens que foram apresentados pelas paróquias de Rio de Couros (6), Ribeira do Fárrio (4) e Freixianda (15), paróquias onde fizeram ou concluíram a sua formação cristã. Presidiu à celebração o bispo diocesano, D. José Ornelas. Com ele concelebraram os párocos das referidas paróquias, padre David Barreirinhas e padre Joaquim Baptista, e dois padres naturais da Ribeira do Fárrio, o padre Armindo Janeiro, vigário geral da diocese, e o padre Francisco Lourenço, missionário em Moçambique.
Toda a celebração decorreu com a solenidade que se impunha, em momento tão significativo para os crismandos e respetivas comunidades paroquiais. Apraz-nos registar a participação dos crismandos, conscientes do que estavam a fazer, o contributo do grupo coral que imprimiu ritmo e vivacidade a toda a celebração e o desempenho imprescindível dos acólitos.
O bispo diocesano, muito próximo de todos nos gestos e palavras, enalteceu o grande dom da vida transmitida, sustentada e acarinhada pelos pais, fez-nos recuar até ao nosso batismo, quando Deus, por ação do Espírito Santo, nos adotou como filhos muito queridos, e sublinhou que é o mesmo Espírito que é dado a todos no sacramento da Confirmação.
Para todos perceberem melhor, usou a imagem do GPS para falar do Espírito Santo. Ele é o super GPS que nos guia sempre e que nos conduz á meta da verdadeira felicidade. Deixando-nos guiar por ele, nunca andaremos perdidos, sempre saberemos o caminho a trilhar e a meta a atingir. E isso é para todos fonte de paz, alegria e felicidade.
No final da celebração, os crismados assumiram o compromisso de serem testemunhas de Cristo no mundo e de participarem na vida das comunidades cristãs, desempenhando nelas as tarefas que lhes forem confiadas. Trata-se de um compromisso sério que fizeram com sinceridade e que não podemos deixar de acolher com alegria e confiança.