Catequistas em Itália… na pegada dos Santos

Memória de uma peregrinação

Ao caminhar para o encerramento do Ano da Fé, o desafio era o de encontrar testemunhos de santidade, percorrendo algumas das cidades da Itália que guardam a memória de alguns Santos da História da Igreja. Um grupo de 25 peregrinos viveu, de 19 a 25 de outubro, uma experiência singular nesses dias, em que se percorreram lugares e histórias do passado que se cruzam com a celebração da vida e a fé do presente.

A peregrinação começou com o testemunho dos Apóstolos Pedro e Paulo, na cidade de Roma. Mas esta cidade, nos seus inumeráveis espaços de história cristã (das catacumbas e ruínas dos lugares de martírio, às igrejas, praças e ruas…), deu a possibilidade de encontro também com tantos outros testemunhos. Sem dúvida marcante foi a possibilidade de celebrar na basílica de São Pedro e de escutar o Papa Francisco que, à imensa praça de São Pedro cheia de peregrinos de todos os cantos do mundo, falou da necessidade da oração insistente.

Assis foi a paragem seguinte, com a visita aos lugares fundamentais da cidade de S. Francisco e de Santa Clara. A cidade, nas suas ruas e templos, fala ainda da simplicidade e do despojamento que Francisco, no seguimento de Jesus Cristo, assumiu como estilo de vida, e a paisagem envolvente faz-nos compreender o seu amor à natureza.

Passando pela cidade de Florença, com a visita ao batistério e à basílica de Santa Maria das Flores, a peregrinação seguiu para Pádua, onde celebrámos a memória de Santo António, na basílica a ele dedicada e onde se guardam as suas relíquias.

Em Veneza, encontrámos o testemunho de São Marcos, o Evangelista cujos restos mortais os venezianos quiseram levar para a sua cidade. Ao celebrar na cripta da basílica a ele dedicada, vivemos simbolicamente o estar entre as colunas da Igreja, fundada no testemunho dos Apóstolos e dos Evangelistas que anunciaram a fé e transmitem a mesma Palavra que hoje, como catequistas, somos convidados a viver e testemunhar.

A peregrinação terminou com uma breve passagem pela cidade de Milão, cidade de Santos como Ambrósio e Carlos Borromeu, pastores que marcaram as comunidades pela sua ação pastoral determinada e dedicada.

De regresso, fica a vivência destes dias de peregrinação que foi também um constante desafio para que os catequistas possam abraçar o Evangelho e viver no seguimento de Jesus Cristo, como o fizeram tantos homens e mulheres ao longo da História da Igreja.

Padre José Henrique Pedrosa

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.