Catequistas da vigararia dos Milagres: colaboração da família é essencial para a fé das crianças

«Família e Catequese, projeto educativo comum» foi o tema do encontro dos catequistas da vigararia dos Milagres, que se realizou no passado dia 30 de janeiro, na paróquia da Caranguejeira. Foi convidado para apresentar o tema o diácono Paulo Campino, diretor do Secretariado Diocesano da Catequese de Santarém.

Na sua apresentação, começou por referir a importância da família na educação integral das crianças. Na educação para a fé, a família tem também um papel fundamental. E a Igreja, como uma grande família, na sua missão evangelizadora, coloca ao serviço das famílias a catequese para que, na colaboração mútua, se possa oferecer às crianças e jovens uma oportunidade para a sua iniciação cristã.

Assim, sendo os pais os primeiros e principais responsáveis pela educação dos seus filhos, perante a educação na fé têm uma dupla responsabilidade ou colaboração. Em primeiro lugar, e decorrente da própria graça do seu matrimónio, os cristãos devem ajudar os filhos a crescer num ambiente de fé, rodeados de amor, dando lugar à oração e ensinando pequenas orações. Devem viver a partilha e os valores cristãos, criando também o espaço de escuta e acompanhamento, respondendo às perguntas dos filhos à luz da fé e reagindo como cristãos ao que acontece na vida. É também sua responsabilidade introduzir os filhos na vida da comunidade cristã.

Em segundo lugar, a colaboração na catequese paroquial, através da corresponsabilidade com a catequese semanal, incentivando à participação, estando presente nas reuniões, participando nas festas da catequese, na eucaristia, etc. Os pais não podem fazer da catequese mais uma atividade extra aulas, não pode estar ao nível do karaté, inglês ou outra. A catequese não é mais uma: é uma ajuda aos pais para que os seus filhos possam crescer na fé e entrar na intimidade com o próprio Senhor Jesus.

 

Propostas para a relação entre família e catequese

A terminar, Paulo Campino apresentou algumas propostas concretas que possibilitam esta relação comum entre família e catequese, com projetos que estão já disponibilizados pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã, e em ação em algumas paróquias.

O “Despertar da Fé”: Partindo da sensibilidade das crianças em idade pré-escolar inicia-se um conjunto de atividades que ajudam a promover a relação das crianças com Deus, valorizando os tempos litúrgicos fortes.

A “Catequese Familiar”: é um tempo privilegiado de formação cristã intensiva para toda a família. Pretende envolver os pais e proporcionar-lhes a possibilidade de iniciarem uma caminhada de fé. Este processo de evangelização, ao mesmo tempo que contribui eficazmente para uma transformação do ambiente familiar, faz com que um elevado número de pais, passe a deixar crescer em si o zelo pelo Reino, dispondo-se a assumir funções pastorais na comunidade. O segredo do extraordinário dinamismo pedagógico deste tipo de Catequese Familiar está na perfeita integração que ele cria entre pais, catequistas e crianças.

A “Escola Paroquial de Pais”: projeto prático, acessível e baseado na catequese de adultos, pretende a atualização e aprofundamento da fé dos pais a partir dos conteúdos catequéticos dos filhos, com seis encontros de pais para cada ano da catequese, já disponível para toda a infância, do 1º ao 6º ano. Reestabelece e estreita as relações entre catequistas, família e a comunidade, e reevangeliza ao fazer redescobrir a fé do Batismo.

A “Catequese Intergeracional”: o objetivo desta catequese é que cada um viva a fé de acordo com a capacidade da sua idade. Desta forma cada um se sentirá, ao mesmo tempo catequista e catequizando, com a oportunidade de pais e filhos partilharem entre si a compreensão e vivência da fé.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.