No dia 1 de dezembro, as crianças e pais da catequese familiar de Santa Eufémia puseram mãos à obra e colaboraram na recolha de bens para o banco alimentar. Esta atividade foi inserida na caminhada do Advento.
A preparação foi iniciada há algumas semanas, quando aceitaram a proposta dos catequistas. Depois inscreveram-se e assumiram o turno e o local que lhe foram atribuídos.
Cheias de entusiasmo, curiosidade e ousadia, propunham os saquinhos à entrada do shopping e recolhiam-nos quando, os que contribuíam, os vinham devolver. Logo que um carrinho de compras se enchia era grande a animação de o conduzir pelos corredores até ao local disponibilizado nos armazéns.
Mais importante do que com palavras, é experimentando, que as crianças melhor aprendem a viver e testemunhar a sua fé e o seu compromisso com a sociedade. Naturalmente observadoras, apercebiam-se e comentavam a sensibilidade e generosidade de alguns, contrastando com a indiferença de outros. Algumas pessoas ficavam impressionadas e tiravam fotografias.
Apelando a uma atitude de vigilância, própria de quem está à espera para dar acolhimento e, agradecendo o empenho das crianças, as catequistas ofereceram-lhes uma pequena manjedoura “…à espera do Menino”.