Catequese educa também para o amor e a sexualidade

Cerca de duas centenas de catequistas participaram no encontro diocesano, sobre o tema “Catequese e educação para o amor e a sexualidade”, no dia 27 de setembro, no Seminário Diocesano.

A apresentar o tema esteve Cristina Sá Carvalho, mestre em Psicologia Educacional e diretora do Departamento da Catequese do Secretariado Nacional Educação Cristã (DCSNE). D. António Marto presidiu à oração inicial e entregou os diplomas aos catequistas que completaram o Curso Geral e o Curso de Iniciação na escola diocesana Razões da Esperança, durante o ano de 2014.

Enquadrado no tema pastoral deste segundo ano do biénio dedicado à pastoral familiar, o encontro de catequistas começou com uma oração presidida pelo Bispo diocesano. Na reflexão, D. António Marto enquadrou a pertinência do tema, pelo facto de “termos passado de um tempo em que o assunto era tabu para um extremo, em que a sexualidade se transformou num mero objeto de consumo”. O Bispo diocesano sublinhou o facto da dualidade do género humano exprimir a imagem de Deus e “ser reflexo da Sua bondade e amor”. “A sexualidade humana, que se expressa na própria corporalidade, é uma característica pessoal, que tem uma dimensão física, psíquica e espiritual e que manifesta o seu sentido íntimo, quando leva a pessoa a dar-se a si mesma no amor”, concluiu.

Após a entrega dos diplomas aos catequistas que completaram o Curso Geral e o Curso de Iniciação na escola diocesana Razões da Esperança no ano passado, seguiu-se a conferência de Cristina Sá Carvalho, convidada pelo Serviço Diocesano de Catequese de Leiria-Fátima para desenvolver o tema do encontro.

Na sua abordagem, a diretora do DCSNE falou sobre os fundamentos essenciais para a estruturação e implementação de uma educação para o amor e a sexualidade na catequese, sublinhando que “a sexualidade afeta todos os aspetos da pessoa humana, na unidade do seu corpo e da sua alma. Diz respeito à afetividade, à capacidade de amar e de procriar, e à aptidão a criar laços de comunhão com outrem”, conforme indicado no Catecismo da Igreja Católica. No final, apresentou ainda algumas questões práticas relativas à abordagem da sexualidade, sobretudo na idade da adolescência.

O Encontro terminou com a oração litúrgica de vésperas.

Um tema difícil, mas pertinente

Em declarações ao Presente Leiria-Fátima, o padre José Henrique Pedrosa, diretor do Serviço Diocesano de Catequese de Leiria-Fátima, referiu que a escolha do tema para o encontro surgiu no âmbito do biénio diocesano dedicado à família e da necessidade, sentida pelos agentes que compõem aquele serviço, de abordar a questão da educação para o amor e a sexualidade. “Os catequistas sentem alguma dificuldade em trabalhar o tema com os catequizandos, de modo a dar a conhecer, da forma mais adequada, a proposta da Igreja”, referiu o responsável pela catequese na Diocese.

Os catequistas presentes confirmaram a pertinência do tema escolhido para o encontro diocesano, que marcou o início de mais um ano catequético. Em conversa com o nosso jornal, Orlando Marques, catequista da adolescência na paróquia da Caranguejeira, fala de um assunto que “é incontornável”. “Por ser uma altura de desenvolvimento dos afetos, surgem muitas questões relacionadas com a vivência do amor e da sexualidade, daí que se torne fundamental tratar da educação para a vivência do amor e dos afetos, para aquilo que são os valores e a mensagem cristã”. Como principal dificuldade, o catequista referiu o facto de os jovens já terem “ideias formatadas pelas vivências em que se inserem, sobretudo pela televisão e pela internet”. A abordagem do tema nem sempre é fácil porque, com ela, surgem as várias dúvidas relacionadas com a forma como a Igreja propõe a vivência da relação sexual. “Como catequistas, temos que ajudar a perceber esta proposta cristã, sobretudo através do diálogo”, conclui.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.