Catequese dos Pousos mantém dinâmicas intensas

Crisma, festa de final de ano e atividades diocesanas congregam centenas de pessoas.

Não obstante o aproximar-se o final de junho, as crianças e jovens, catequistas e famílias da paróquia dos Pousos mais parece não desarmarem! Nestes últimos dias pudemos apreciar três importantes atividades da ação catequética paroquial.

Celebração do Crisma de 36 jovens

O domingo da Santíssima Trindade amanheceu radiante e tranquilo. Como as pessoas da paróquia. Seis centenas de paroquianos foram-se encaminhando para a nossa igreja paroquial, vindos de todas as nossas aldeias ou até de freguesias vizinhas. Tratou-se de celebrar a Confirmação ou Crisma com 36 jovens da catequese de infância e adolescência, e com uma dúzia de jovens do grupo dos adultos. O senhor Bispo presidiu à celebração e não escondeu a sua tranquilidade e gosto de estar connosco. Disso foi espelho uma homilia de uma profundidade como poucas vezes nos chega partilhada. Algumas expressões da sua reflexão sobre o amor trinitário de Deus merecem a reprodução que aqui fixamos. Quando falava da “beleza do mistério íntimo de Deus connosco”, salientou que “não somos um produto do mero acaso da evolução”; Deus é “íntimo em nós, próximo de nós, amigo por nós e em nós, íntimo de nós!”. Dessa raíz evoluiu a sua reflexão para o acolhimento: “ponhamos a nossa mão na Sua, com confiança; vivamos à altura da dignidade de Deus; amar sem esperar retorno é amar à imagem do amor trinitário de Deus; ajudar sem esperar retorno é ajudar à imagem do amor trinitário de Deus; ser comunidade cristã que partilha dons espirituais e materiais, é ser comunidade expressão do amor trinitário de Deus. Deixemo-nos guiar por este amor trinitário”, concluiu, com emoção em todas as suas palavras.

De resto a celebração decorreu com uma dignidade e tranquilidade que vai sendo afirmada caraterística dos nossos catequistas e dos nossos jovens. Coro, catequistas, famílias e paroquianos em geral saíram da igreja com semblantes muito felizes, como, aliás, o reforçaram muitas das palavras que nos foram chegando. Antes da bênção final houve ainda ocasião para dois ou três gestos notáveis: uma evocação fotográfica da história dos grupos ali presentes, um belíssimo texto de gratidão que os jovens redigiram e pronunciaram, e muitas flores oferecidas ao Bispo, ao pároco e às catequistas (neste caso como expressão de gratidão as todos os catequistas que acompanharam o grupo desde há dez anos a esta parte.

Festa do final do ano da catequese

No dia anterior a comunidade tinha estado reunida em apreciável número, para conviver por ocasião do final de atividades catequéticas anuais. O encontro realizou-se no parque de merendas contíguo à zona desportiva, e na floresta da sede do Agrupamento: Inicialmente celebrou-se a Eucaristia, em ambiente campal, num espaço que os Dirigentes do 877 prepararam esmerada e criteriosamente; depois prosseguiu-se em merenda e jogos durante umas boas horas, perto de um belo grelhador. Transcrevemos algumas mensagens que foram redigidas posteriormente, e que evocam parte da jornada:

“No passado sábado tivemos a nossa festa de encerramento da Catequese Paroquial, com a celebração da missa campal na sede dos escuteiros e tão bem preparado que estava o espaço pelos escuteiros . Belo! Seguiu-se um lanche partilhado entre famílias e a comunidade em geral, onde não faltou os grelhados quentes a sair, boa disposição e a alegria das crianças que entre os jogos preparados pela Comissão de Pais da catequese, o parque e o campo de futebol, puderam correr e divertir-se . Tudo simples, mas uma tarde de convívio muito rica entre famílias da nossa catequese. Ano de catequese terminado. Obrigado a todos os catequistas, que ao longo do ano tornaram possível que tudo o que é pedido seja executado. Nem tudo é perfeito, nem seria normal que o fosse, mas devem sempre orgulhar-se do Centro de Catequese dos Pousos, como um todo, cada um com o seu ano, mas todos juntos em prol da catequese,  que é a verdadeira identidade de uma paróquia”. (Paula)

“No final de mais um ano fica o agradecimento ao Secretariado da Catequese que de forma incansável agiliza toda a dinâmica da catequese paroquial, o que a torna tão nossa e especial. Bom descanso para todos”. (Cláudia)

“Um agradecimento muito especial a todos os catequistas que de alguma forma colaboraram comigo. Que sejamos um exemplo para os meninos/adolescentes. E Paula muito obrigada pela tua dedicação. Boas férias”. (Carla)

“Boas férias, descansem muito e recuperem energias. O tempo passa rápido e em breve têm outro ano para iniciar. Da minha parte pessoal, obrigada por tudo. Bem Hajam!” (Paula)

Participação no Corpo de Deus

E no dia de Corpo de Deus cerca de 30 crianças da comunidade, acompanhadas por 8 adultos, entre pais e catequistas, estiveram com algumas centenas de crianças dos anos III e IV da catequese, em atividade diocesana. Transcrevemos um texto das nossas redes sociais paroquiais:

“Hoje, quinta-feira, dia do Corpo de Deus termina efetivamente o nosso ano de catequese, com a Festa da Eucaristia – vamos cear com Jesus. Com uma atividade da Diocese para o 3º e 4º anos da catequese. Podem ver algumas das fotos no Facebook e nas partilhas das catequistas. Foi um dia cansativo, mas de encher o coração.

Entre o posto do jogo da paróquia dos Pousos “o Agradecimento” no largo da Sé, onde a animação e os sorrisos das catequistas encantavam as crianças e adultos, a mensagem transmitida e o que as crianças escreviam nas flores, torna a nossa árvore do agradecimento, numa riqueza que só quem lê e está, sente o quanto temos para dar e receber das crianças. O percurso foi feito por vários postos e as nossas crianças, acompanhadas pelos seus catequistas, passaram sem dúvida um dia muito bom, com jogos, partilhas e momentos que valem a pena ser vividos e ficam no coração de quem os acompanha”.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.