Catequese dos Pousos antecipa advento e natal

A mais recente etapa celebrativa relacionou a designada “festa da luz”, do programa catequético, com os tempos litúrgicos de Advento e Natal.

A catequese paroquial dos Pousos encerrou mais um dos temas de celebração que, a cada três semanas, têm procurado mobilizar, não só os grupos de crianças e adolescentes, mas também os seus familiares mais chegados.

A mais recente etapa celebrativa relacionou a designada “festa da luz”, do programa catequético, com os tempos litúrgicos de Advento e Natal.

Foi o 3º ano que orientou os gestos e preparou toda a simbologia; e o 8º ano auxiliou a leitura dos textos de referência e assegurou a coordenação do canto. Aos grupos da catequese associaram-se, de perto, as pessoas que coordenam a animação do canto, os instrumentistas, e os pais das crianças do referido 3º ano.

A escuridão inicial com que se caraterizou a igreja contextualizou uma primeira leitura (do profeta Isaías), e que é um texto clássico sobre a promessa de salvação que Deus garante “aos povo que viva nas trevas”. E depois seguiu-se a escuta de quatro textos que foram um misto de contrição e de clamação: por um lado identificou-se sinais de pecado ou perda humana, ao mesmo tempo que se concluia da necessidade da vinda de Cristo. Toda a primeira parte da Missa se concluiu com a leitura de um dos evangelhos afirmativos de Cristo Luz das Nações, ao mesmo tempo que a entoação de um glória e a apresentação do Círio Pascal ou das velas da coroa de advento, coroavam a sequência de gestos , textos e cantos.

O celebrante teve ocasião de apreciar publicamente diversos gestos e compromissos evidenciados; e entre essas notas finais, referenciou a disponibilidade de mães e pais cujos filhos frequentam a catequese pela terceira vez, e que em cada uma das três semanas de celebração manifestaram interesse e disponibilidade para cooperar em todos os dinamismos que a celebração previa. Na mesma ocasião antecipou etapas seguintes que os seus filhos celebrarão, ainda antes da Primeira Comunhão, e que são ocasiões muito válidas para o enriquecimento catequético e para a vivência sacramental, não só dos mais pequeninos, como dos seus progenitores. 

Entre adolescentes, alguns manifestaram espontaneamente nas famílias o seu contentamento pela forma como se celebrou o início do tempo natalício.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.