Catequese celebra “Festa da Eucaristia”

O dia acordou bonito. O Parque da Cidade, em Leiria, foi ganhando o colorido das 340 crianças inscritas para a “Festa da Eucaristia – Vamos Cear com Jesus!”.

Em pouco tempo, os 45 grupos, provenientes de 23 paróquias da Diocese, concentraram-se junto ao palco para dar início às atividades. Às vozes das crianças, juntou-se a dos catequistas e pais, cerca de 100, que acompanhavam os grupos, e ali cantaram a dar já o tom de festa que acompanhou todo o dia.

2016-05-26 Corpo de Deus 13

► As crianças da catequese que participaram na Festa da Eucaristia integraram a procissão do Corpo de Deus.

 

A felicidade de cear com Jesus!

Foi Jesus que deu início à atividade: “apareceu” em palco para enviar os seus discípulos, todas aquelas crianças, a preparar a ceia que queria comer com eles. Um pouco antes das 11h30 já todos estavam em movimento, procurando os dez postos onde poderiam viver um momento-dimensão da Eucaristia: acolhimento, perdão, oração, escuta, partilha, doação, paz, comunhão, agradecimento, envio e missão. O tempo chegou para que todos fizessem todos os postos e chegassem ao fim com o seu pequeno missal já bem colorido: a Ceia estava pronta! Era tempo de voltar e cear com Jesus.

De volta ao Parque da Cidade, já a começar a encher com tantas outras pessoas que se reuniam para a celebração diocesana do Corpo de Deus, as crianças ocuparam o seu lugar na assembleia. Chegara o momento da Ceia! O Bispo diocesano dirigiu uma palavra muito particular aos seus “amiguitos e amiguitas” que puderam concluir este dia de festa cantando a certeza da presença de Jesus na Eucaristia, “tão perto… que até lhe posso tocar!” E foi com esta certeza da presença de Jesus que O acompanharam na procissão que levou o Santíssimo até ao adro da Sé onde O acolheram, depois, cantando a felicidade de ser de Jesus! E, na verdade, sentia-se a felicidade nos rostos de todas estas crianças.

 

 

Quem lá esteve, fala assim…

 “Os nossos meninos viveram muito intensamente esse dia. Gostaram de todos os postos e em todos eles foram participativos e felizes… Até na Missa, apesar do cansaço, onde estiveram ansiosos para receber a Comunhão, que fizeram com o propósito devido. Hoje, na catequese, cantaram os mesmos cânticos: já os sabiam de cor! Mostrei-lhes as fotos: estava um grupo feliz a viver o momento.”

Helena Silva Grupo | Os Cordeiros e Descobridores, Casal do Malta – Marinha Grande

“Do grupo que acompanhei, todas as crianças estiveram sempre entusiasmadas e o cansaço não foi suficiente para que fossem embora antes da bênção do Bispo, na Sé. Durante a celebração, seguiram muitas vezes o seu missal, preenchido com grande alegria. Gostaram tanto que alguns perguntaram se poderiam participar no próximo ano novamente!”

Débora Cunha | Grupo Somos Discípulos de Cristo, São Romão e Guimarota

“Foi um dia de coração cheio. Tive o gosto, prazer e oportunidade de participar este ano, como mãe. Estive com o grupo e com a catequista que, com a sua sabedoria e paciência, acompanhou e preparou os nossos meninos. Os jogos estavam muito bem coordenados, houve tempo para tudo, com calma e sem grandes esperas. O tempo também ajudou. Gostaria de aproveitar para agradecer a toda a equipa que preparou este dia e felicitar pelo maravilhoso trabalho.”

Carla Sofia Ricardo | Grupo Os Discípulos, Azoia

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.