A Cáritas Portuguesa relançou a campanha “Cáritas Com Portugal Abraça Vítimas dos Incêndios”, no passado dia 25 de agosto.
“A situação dramática que se vive em todo o país tem levado a que a Cáritas esteja a receber muitos pedidos de apoio, continuando a crescer o número de famílias vulneráveis que estão a perder a sua primeira habitação, na sequência dos vários incêndios que têm devastado grande parte do território nacional”, refere a instituição na sua página.
A verba angariada na campanha anterior está neste momento totalmente direcionada para a recuperação parcial e total de 48 habitações: 1,3 milhões de euros estão destinados à Cáritas Diocesana de Coimbra, que está a trabalhar na reconstrução de 40 habitações, sendo 15 no Pedrógão Grande, 20 em Castanheira de Pera, 3 na Sertã, 1 em Figueiró dos Vinhos e 1 na Pampilhosa da Serra; e cerca de 442 mil euros estão direcionados para a Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco.
Segundo o presidente desta última, Elicídio Bilé, “para além da reconstrução das 8 habitações e aquisição de equipamento para 2 empresas, no concelho de Mação, existem novas situações. Vila de Rei – 3 casas (ainda sem estimativa de custos); Abrantes – 2 casas (1 estimada em 152 mil euros; outra em 46 mil euros); Gavião – 1 casa estimada em 20 mil euros; e Vila Velha de Ródão – 1 casa estimada em 35 mil euros. Soube ainda hoje que temos mais 2 casas em Oleiros, de primeira habitação”.
Aos 200 mil euros disponibilizados no início do verão pela Cáritas Portuguesa para apoio à reconstrução, são agora somados mais 100 mil do seu fundo de emergências nacionais. Contudo, este montante não é suficiente para cobrir as necessidades atuais, pelo que a direção da Cáritas Portuguesa decidiu relançar a campanha de apoio às vítimas dos incêndios, procurando, com a solidariedade de todos os portugueses, devolver a esperança às populações mais afetadas.
Os donativos podem ser feitos através da conta “Cáritas Com Portugal Abraça Vítimas dos Incêndios” | IBAN PT50 0035 0001 0020 0000 7305 4 | SWIFT CGDIPTPL – ou através do multibanco, nas Transferências e Débitos diretos – Ser Solidário – Cáritas Portuguesa.