Caranguejeira: Terço gigante atraiu novas gerações à festa

A paróquia da Caranguejeira realizou, no domingo 29 de outubro, a habitual festa em honra de Nossa Senhora do Rosário, a cargo dos paroquianos que completam 55 anos de idade.

A festividade enquadra-se na conclusão do mês de outubro, que é dedicado à oração do Rosário e também às Missões.

Com o objetivo de renovar esta tradição, o pároco, padre Filipe Lopes, sugeriu algumas novidades, desde logo acolhidas pela comissão de festas, catequese, pais e restantes paroquianos. A construção de um terço gigante foi a mais visível. Segundo o pároco, era necessário renovar. E para isso era preciso “fazer algo novo, que dê sentido ao presente, às vivências de hoje. É fundamental que as novas gerações se envolvam, mas para isso é necessário criar ideias novas que motivem ao seu envolvimento, à sua participação”.

Um terço gigante, com 40 metros, criado por alguns paroquianos e levado na procissão pelas crianças do 3.º e 4.º anos de catequese, foi a grande novidade este ano. Outros elementos processionais integraram e enriqueceram a procissão pelas ruas da vila. Simbolicamente, vários lugares trouxeram estandartes e outros elementos que recordaram a passagem da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima pelas várias aldeias da paróquia, durante o último ano pastoral.

Para o padre Filipe Lopes, esta festa foi um êxito, “promoveu a participação de muitas famílias que vieram com os seus filhos e netos, para além de juntar os vários lugares da comunidade paroquial na oração e no convívio”. No entanto, “há ainda espaço para mais renovação”, salienta, deixando antever mais novidades para o próximo ano.

Orlando Marques (C.)

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.