A paróquia da Caranguejeira realizou, no domingo 29 de outubro, a habitual festa em honra de Nossa Senhora do Rosário, a cargo dos paroquianos que completam 55 anos de idade.
A festividade enquadra-se na conclusão do mês de outubro, que é dedicado à oração do Rosário e também às Missões.
Com o objetivo de renovar esta tradição, o pároco, padre Filipe Lopes, sugeriu algumas novidades, desde logo acolhidas pela comissão de festas, catequese, pais e restantes paroquianos. A construção de um terço gigante foi a mais visível. Segundo o pároco, era necessário renovar. E para isso era preciso “fazer algo novo, que dê sentido ao presente, às vivências de hoje. É fundamental que as novas gerações se envolvam, mas para isso é necessário criar ideias novas que motivem ao seu envolvimento, à sua participação”.
Um terço gigante, com 40 metros, criado por alguns paroquianos e levado na procissão pelas crianças do 3.º e 4.º anos de catequese, foi a grande novidade este ano. Outros elementos processionais integraram e enriqueceram a procissão pelas ruas da vila. Simbolicamente, vários lugares trouxeram estandartes e outros elementos que recordaram a passagem da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima pelas várias aldeias da paróquia, durante o último ano pastoral.
Para o padre Filipe Lopes, esta festa foi um êxito, “promoveu a participação de muitas famílias que vieram com os seus filhos e netos, para além de juntar os vários lugares da comunidade paroquial na oração e no convívio”. No entanto, “há ainda espaço para mais renovação”, salienta, deixando antever mais novidades para o próximo ano.
Orlando Marques (C.)