Caranguejeira festejou Nossa Senhora da Conceição com grandiosidade

Chegou a ser denominada Festa de S. João, uma vez que se realizava sempre no dia 24 de junho, dia do nascimento de S. João Baptista. Contudo, desde a sua origem em 1595, nunca deixou de ser realizada em honra de Nossa Senhora da Conceição. Com o tempo passou a ser conhecida como “Festa Grande”, porque é a maior de todas as festas que se fazem na paróquia. Envolve todos os lugares e habitantes. Mas a sua grandiosidade é também observada a partir das celebrações, do arraial, das variedades de animação e, por conseguinte, com o maior dos orçamentos.

Desde inícios dos anos 70 passou a ser realizada pelos que completam 50 anos de vida nesse ano e que nasceram e/ou vivem na freguesia. Ao longo do ano os ‘festeiros dos 50’ realizam múltiplos eventos para na angariação de fundos para a festa.

Esta imagem não tem texto alternativo. O nome do ficheiro é: Caranguejeira-festejou-Nossa-Senhora-da-Conceicao-com-grandiosidade.jpg

Nascidos em 1975 realizaram a festa

Este ano a equipa foi constituída pelos nascidos em 1975. De 20 a 22 de junho, meia centena de festeiros e mais de centena e meia de voluntários proporcionaram uma grande festa, fazendo jus à designação – ‘Festa Grande’. Ana Sousa (juíza), David Pereira e Susana Mónico foram os três elementos lideraram o grupo. “Amizade, convívio e união do grupo” é o que realçam nesta experiência.

Para os novos párocos in solidum, António Cardos e Marcelo de Moraes, esta foi também a primeira vez que viveram estes festejos. Em entrevista ao Notícias da Caranguejeira, salientam que “a Festa Grande da Caranguejeira deve continuar a ser uma celebração da fé, mas também da alegria e da fraternidade que nos une como freguesia. O que se pede é que tudo esteja harmonizado para que a beleza espiritual da festa não se perca no meio de ruídos e excessos”.

Do imenso cartaz de animação destacou-se o conhecido cantor Diogo Piçarra, e a 2ª edição do Filar Rock, um concerto que juntou a Filarmónica local com músicos do Instituto Jovens Músicos, dez anos depois da primeira experiência. Do programa religioso salienta-se a celebração da solene eucaristia no Domingo, e a sua grandiosa e solene procissão pelas ruas da vila, que, como é tradição, integra todos os santos das igrejas e capelas da paróquia, e múltiplos andores com de ofertas e bolos, tudo acompanhado pelas bandas filarmónicas da Caranguejeira e da SAMP (Pousos).

Festas nas paróquias: descubra e divulgue
Campo de Férias ‘Raízes’ para jovens
14 de Julho
a 20 de Julho
Shemá
25 de Julho
, às 21:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress