Caranguejeira festeja Nossa Senhora da Conceição com ‘Festa Grande’

A paróquia da Caranguejeira celebra este fim-de-semana a sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição. A festa, com origem no séc. XVI, é realizada pelos que completam 50 anos de vida.

Chegou a ser denominada Festa de S. João, uma vez que se realizava sempre no dia 24 de junho, dia do nascimento de S. João Baptista. Contudo, desde a sua origem em 1595, nunca deixou de ser realizada em honra de Nossa Senhora da Conceição. Com o tempo passou a ser conhecida como “Festa Grande”, porque é a maior de todas as festas que se fazem na paróquia. Envolve todos os lugares e habitantes. Mas a sua grandiosidade é também observada a partir das celebrações, do arraial, das variedades de animação e, por conseguinte, com o maior dos orçamentos.

Desde inícios dos anos 70 passou a ser realizada pelos que completam 50 anos de vida nesse ano e que nasceram e/ou vivem na freguesia. Ao longo do ano os ‘festeiros dos 50’ realizam múltiplos eventos para na angariação de fundos para a festa.

Os festejos iniciam-se esta sexta-feira a partir das 19h00 e estendem-se até Domingo à noite. Para além do imenso cartaz de animação, com concertos para todos os gostos, e idades, o programa contempla as celebrações religiosas, com especial destaque para a celebração da missa no Domingo, às 14h30, seguida de grandiosa e solene procissão pelas ruas da vila, que integra todos os santos das igrejas e capelas da paróquia, e múltiplos andores com de ofertas e bolos, tudo acompanhado pelas bandas filarmónicas da Caranguejeira e Maiorga. Do programa de animação salienta-se a atuaçãos dos ‘HMB’, no sábado à noite, e dos ‘4 Mens’ no serão de Domingo.

Captura de ecrã 2024-06-19, às 17.54.21
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress