Caranguejeira: Festa da Família Paroquial com “Festival do Porco”

Realizou-se de 7 a 9 de julho a primeira edição do Festival do Porco / Festa da Família Paroquial da Caranguejeira. Tratou-se de um evento que pretendeu proporcionar à população desta paróquia a possibilidade de se encontrar e conviver.

O Festival do Porco não pretende reeditar as “Tasquinhas de S. Martinho”. A sua dinâmica e objetivos são diferentes, salientou o padre Filipe Lopes, mentor do evento e membro da organização. A razão do tema do “porco” prende-se com o facto de que “a matança era a festa anual de cada família. O porco era o sustento da casa, da família. Por isso, quando a matança acontecia era dia de festa”, explica o pároco. O resultado económico “será usado para benefício dos espaços e equipamentos da paróquia que estão ao serviço de todos, como é o caso do auditório e do adro”.

2017-07-19 caranguejeira1

Na sessão de abertura esteve presente o padre João Mónico, que ajudou os presentes a compreender melhor a importância da matança do porco na economia familiar de outrora. Estiveram ainda presentes o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, e o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto. Aos três convidados juntaram-se José Alberto Antunes e Francisco Santos, para constituírem a mesa do júri da primeira edição do concurso de morcela de arroz e de chouriça. Para esta primeira edição, a organização dividiu a paróquia em cinco zonas: Caranguejeira, Palmeiria, Caldelas, Soutos e Vale Sobreiro/Lagoa da Pedra. A Palmeiria apresentou a melhor chouriça, enquanto a melhor morcela de arroz veio da Lagoa da Pedra.

O evento contou com animação musical pela tocata do rancho folclórico Roseiras do Vale da Rosa, que presenteou a plateia com o canto de um original “hino ao porco”.

Orlando Marques (C.)

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.