Calvaria: Senhora da Guia celebrada em Casais de Matos

No domingo 4 de fevereiro, a comunidade de Casais de Matos, na paróquia da Calvaria, celebrou em festa a sua padroeira, Senhora da Guia.

A tradição desta festa remonta a tempos antigos, quando muitos dos habitantes se dedicavam aos trabalhos da resina e a celebravam antes de saírem para essa tarefa.

Este ano, houve motivos acrescidos para festeja, nomeadamente por se apresentar o resultado do restauro efetuado nos últimos meses à imagem mariana, em pedra de Ança, e ao retábulo da igreja, em talha dourada.

“A capela tornou-se pequena para quantos se reuniram ao início da tarde para a celebração da Eucaristia”, conta o sítio calvariaparoquia.blogspot.pt sobre a celebração, presidida pelo pároco, padre José Henrique Pedrosa, e concelebrada pelos padres Luciano Paulo Guerra e Cristiano Saraiva, ambos naturais desta paróquia.

Na celebração, em que participaram o executivo da Junta de Freguesia local e o presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, “realçou-se a importância de perseverar o património religioso herdado do passado e o facto significativo da inauguração deste restauro acontecer no ano do Centenário da Restauração da Diocese. Após a homilia, tomou posse a Comissão Administrativa da Capela dos Casais de Matos para o próximo triénio.

Seguiu-se a procissão pelas ruas do lugar e um lanche de convívio, com animação do Grupo dos Cavaquinhos da Associação de Solidariedade Voluntária de São Jorge.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress